Ciência e Tecnologia

Aluno do Técnico vence Software Testing Contest

Daniel Correia, aluno do mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico, foi o vencedor da segunda edição do Software Testing Contest, uma competição que como o próprio nome indica pretende que os estudantes testem uma aplicação de software, desenvolvida na linguagem de programação Java, verificando da forma mais eficaz possível a qualidade da mesma. O aluno do Técnico destacou-se por entre os 192 candidatos provenientes de todo o mundo.

A competição decorreu durante o dia 17 de julho e dividiu-se em duas sessões. A primeira que ocupou a parte da manhã serviu apenas para configurar os computadores com o sistema de avaliação usado na competição – Mooctest.netplatform, sendo a segunda sessão dedicada à competição propriamente dita, e na qual os concorrentes eram desafiados a desenvolver testes para dois projetos distintos.

O ranking que apurou o vencedor da competição baseia-se na qualidade dos casos de teste gerados individualmente. “O que se pretende é que exista casos de teste que verifiquem a aplicação num número diverso de situações. Quanto mais diversos forem os mesmos, melhor”, explica o professor Rui Maranhão, um dos docentes do Técnico envolvido na organização do Software Testing Contest e da 18ª Conferência Internacional sobre Qualidade, Confiabilidade e Segurança de Software (QRS18) onde o concurso se inseria.

“Na minha perspetiva, a competição tinha dois desafios significativos: interpretação dos projetos que tínhamos de testar e a velocidade de desenvolvimento de testes”, afirma Daniel Correia, avançando ainda com a estratégia que o levou a vencer: “Em termos de interpretação do código dos projetos da competição, diria que a minha experiência em Java foi significativa para progredir na competição sem grandes interrupções para tentar perceber o código que me foi apresentado”. “Em relação à velocidade de desenvolvimento de testes, a minha familiaridade com as capacidades do IDE (ferramenta de desenvolvimento) permitiu que dedicasse o máximo de tempo possível a pensar teoricamente em casos de teste novos”, complementa de seguida o vencedor do Software Testing Contest.

O professor Rui Maranhão já conhecia o talento de Daniel em algumas das disciplinas desta área, mas desconhecia a sua habilidade para este tipo de desafios.  Esta vitória é, na opinião do docente, uma demonstração “da preparação dos estudantes do Técnico nesta matéria”. O prémio acaba por ser também uma boa maneira de celebrar a realização, pela primeira vez, da conferência no Técnico e também em Portugal, e ainda o sucesso da mesma. “O feedback que temos vindo a receber é que a conferência correu bastante bem. As sessões técnicas tinham qualidade elevada e ainda se incentivou o networking entre os participantes nos eventos sociais e coffee breaks”, conclui o professor Rui Maranhão.