Ciência e Tecnologia

Áreas científicas do Técnico entre as 50 melhores do mundo de acordo com o ranking de Xangai

Engenharia Naval e Oceânica, Oceanografia, e Deteção Remota são as três áreas científicas em que a Universidade de Lisboa melhor se posiciona no conceituado ranking.

A mais recente edição do Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects, divulgado esta quarta-feira, 26 de maio, coloca a Universidade de Lisboa (ULisboa) entre as 50 melhores universidades do mundo em três áreas científicas onde o Técnico exerce a sua ação: Engenharia Naval e Oceânica (6.ª melhor a nível mundial), Oceanografia (44.ª) e Deteção Remota (50.ª). Também no domínio de Engenharia Civil, a posição é de destaque, com a instituição a posicionar-se no top 100 (51-75).

A ULisboa evidencia-se também entre as 101 e as 150 melhores do mundo em: Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Automação e Controlo, Engenharia Química, Ciência e Engenharia da Energia, Recursos Hídricos, e Ciência e Tecnologia dos Transportes, todas áreas científicas do Técnico.

No que toca às restantes disciplinas avaliadas na área da Engenharia, a Universidade está entre as 201 e as 300 melhores em Engenharia de Telecomunicações, Instrumentos de Ciência e Tecnologia,  Engenharia Biomédica, Ciência e Engenharia de Computadores, Ciência e Engenharia do Ambiente, e Biotecnologia; e entre as 301 e as 400 melhores em Engenharia e Ciência de Materiais.

Destaca-se ainda, no domínio das Ciências Naturais, o posicionamento nas áreas científicas de Matemática (151-200), Física (151-200) e Ciências da Terra (201-300); e no campo das Ciências da Vida a classificação de Ciências Biológicas (201-300).

A ULisboa lidera a nível nacional em 29 áreas científicas e encontra-se colocada em segundo lugar em 9, posicionando-se em 43 áreas do ranking. Nas disciplinas de Deteção Remota, Engenharia Naval e Oceânica, Recursos Hídricos e Estatística foi mesmo a única universidade portuguesa a ser considerada na listagem.

Na área de Engenharia o líder é o Massachusetts Institute of Technology (MIT) que obteve a melhor classificação em 5 das 22 disciplinas avaliadas neste campo: Engenharia Elétrica e Eletrónica, Automação e Controlo, Ciência e Engenharia de Computadores, Engenharia Química, e Engenharia e Ciência dos Materiais.

A listagem volta a ser dominada pelas universidades norte-americanas, que lideram em 30 das 54 áreas avaliadas, seguidas das chinesas, líderes em 13 áreas. A nível global, a Universidade de Harvard foi a instituição que mais se destacou ocupando 15 vezes o primeiro lugar.

Considerado um dos mais prestigiados do mundo, o ranking de Xangai por disciplinas analisou este ano o desempenho científico de mais de 4000 universidades de 93 países, em 54 disciplinas agrupadas em 5 grandes áreas científicas: Ciências Naturais, da Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

O ShanghaiRanking’s Global Ranking of Academic Subjects tem por base indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base nos bancos de dados Web of Science e InCites). São ainda valorizados critérios como colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação (Metodologia).