Ciência e Tecnologia

Ranking de Xangai coloca áreas científicas do Técnico entre as melhores do mundo

Engenharia Naval e Oceânica, Deteção Remota e Engenharia Civil são as áreas onde a Universidade de Lisboa melhor se posiciona neste importante ranking.

Pelo segundo ano consecutivo três áreas científicas da Universidade de Lisboa (ULisboa) voltam a estar entre as 50 melhores do mundo no “Global Ranking of Academic Subjects 2019 do Ranking de Shanghai.” Mais uma vez o melhor lugar alcançado pela ULisboa foi na área de Engenharia Naval e Oceânica com um honroso 5.ºlugar, destacando-se também a instituição nas áreas de Deteção Remota- 19.º lugar, e Engenharia Civil- 48.º lugar. A presença permanente destas áreas-chave da investigação desenvolvida no Técnico entre as melhores do mundo reflete o trabalho realizado no domínio da investigação.

Baseado na análise da produção científica, este ranking lançado em 2009, e tido como um dos mais prestigiados do mundo, distingue as instituições mediante a prestação das mesmas no número de artigos publicados em revistas de referência e percentagem de artigos realizados em colaboração internacional. O ótimo posicionamento das disciplinas do Técnico revela a excelente prestação em ambos os tópicos.

Os resultados da ULisboa continuam meritórios em outras disciplinas de Engenharia como: Engenharia Eletrónica (51-75), Recursos Hídricos (51-75), Controlo e Automação (76-100), Engenharia e Ciência da Energia (101-150), Ciência e Tecnologia dos Instrumentos (101-150), Ciência e Tecnologia dos Transportes (101-150), Engenharia Mecânica (151-200), Engenharia e Ciências do Ambiente (151-200), e Engenharia e Ciências da Computação (151-200), todas elas áreas científicas do Técnico.

A nível nacional a ULisboa lidera em 32 das áreas e está colocada em segundo lugar em mais outras 8 áreas, num total de 49 em que as instituições nacionais foram avaliadas, sendo a única instituição portuguesa classificada nas áreas de Deteção Remota, Recursos Hídricos, Administração Pública e Estatística.

Ainda na área da Engenharia, e a nível mundial, o líder continua a ser o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) obtendo a melhor classificação em quatro disciplinas: Engenharia Eletrónica, Ciências da Computação, Engenharia Química e Engenharia e Ciência dos Materiais. Na listagem dos líderes das várias disciplinas deste campo de investigação, nota-se ainda que as universidades chinesas são maioria.

A nível global, a Universidade de Harvard volta a destacar-se no ranking geral liderando 14 das disciplinas, das quais 7 são de Ciências Sociais, 3 de Ciências Médicas, 2 de Ciências da Vida e 2 de Engenharia.

A avaliação do ranking de Xangai por Disciplinas é suportada por indicadores de produtividade científica e qualidade da investigação, como o número de publicações, as publicações editadas em revistas de grande impacto e o número de citações (com base no banco de dados InCites). Entre os indicadores estão também consagrados a colaboração internacional e os prémios académicos atribuídos ao corpo docente e de investigação. Na edição de 2019 foram avaliadas mais de 4000 universidades em 54 disciplinas nas áreas das Ciências Naturais, Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Médicas e Ciências Sociais.