Áreas científicas do Técnico voltam a estar entre as melhores do mundo no Ranking de Xangai

O Global Ranking of Academic Subjects 2020 da Universidade de Xangai coloca várias áreas científicas do Técnico no "top 100" mundial.

Os resultados da edição de 2020 do Global Ranking of Academic Subjects já são conhecidos e voltam a ser motivo de orgulho para a comunidade do Instituto Superior Técnico. O conceituado ranking internacional coloca a Universidade de Lisboa (ULisboa) no top-50 mundial em duas das áreas de atuação do Técnico:  Engenharia Naval e Oceânica- 6.º lugar-  e Deteção Remota- 38.º lugar. Um pouco mais a abaixo na listagem da Universidade de Xangai voltam a ser destacadas outras disciplinas científicas do Técnico, nomeadamente Engenharia Civil (51-75), Engenharia Elétrica e Eletrónica (76-100), Controlo e Automação (101-150), Engenharia Química (101-150), Ciência e Engenharia da Energia (101-150), Ciência e Tecnologia dos Transportes ( 101-150) e Recursos Hídricos (101-150).

Além destas áreas, a ULisboa conquista também um ótimo posicionamento a nível mundial em outras disciplinas de Engenharia como: Engenharia Mecânica (151-200), Engenharia e Ciências do Ambiente (151-200), Física (151-200), Engenharia e Ciências da Computação (201-300), Engenharia das Telecomunicações (201-300), Engenharia Biomédica (201-300) e Matemática (201-300), todas elas áreas científicas do Técnico.

Baseado na análise da produção científica, o Global Ranking of Academic Subjects lançado em 2009, é tido como um dos mais prestigiados do mundo, e baseia-se na produtividade e qualidade científica das instituições, mais especificamente no número de artigos publicados em revistas de referência e a percentagem de artigos realizados em colaboração internacional. O ótimo posicionamento das disciplinas do Técnico nesta listagem vem assim, mais uma vez, evidenciar o alto nível da investigação que se faz na escola.

A nível nacional, a ULisboa é líder em 27 áreas, e encontra-se colocada em segundo lugar em outras 10 áreas, num total de 46 disciplinas científicas em que foram avaliadas as instituições de ensino superior portuguesas.

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) volta a destacar-se a nível mundial no domínio da Engenharia, sendo a melhor classificada em cinco das disciplinas analisadas: Automação e Controlo, Engenharia Elétrica e Eletrónica, Ciências da Computação, Engenharia Química e Engenharia e Ciência dos Materiais. A Universidade de Harvard continua a ser a instituição com melhor desempenho mundial a nível geral, liderando 14 das disciplinas, das quais 5 são de Ciências Sociais, 4 de Ciências Médicas, 2 de Ciências da Vida e 3 de Engenharia.

A edição de 2020 deste ranking avaliou mais de 4000 universidades em 54 disciplinas nas áreas das Ciências Naturais, Ciências da Vida, Engenharia, Ciências Médicas e Ciências Sociais.