As novas tendências e desafios rumo aos ambientes inteligentes

O investigador do Massachusetts Institute of Technology mostrou a diversidade e amplitude dos projetos em que está envolvido.

Descobrir como e através de que aplicações os ambientes inteligentes passarão a ser extensões do corpo humano, foi possível esta terça-feira, 2 de maio, no Instituto Superior Técnico. Joseph Paradiso do Massachusetts Institute of Technology – MIT, e um dos investigadores com mais peso nestes desenvolvimentos, veio até ao campus da Alameda mostrar alguns dos seus projetos mais recentes e defender o impacto dos mesmos na vida dos seres humanos. A palestra realizou-se no âmbito do protocolo entre a Embaixada Americana em Lisboa e o Instituto Superior Técnico (IST/ACorner).

Os sensores como elo de ligação entre o ser humano e os ambientes inteligentes deram aso a uma apresentação dinâmica, que foi despertando o interesse, a curiosidade e o fascínio da assistência. Um escritório que se transforma mediante a atividade que realizamos, a adaptação automática da luz às tarefas que realizamos, o controlo da temperatura feito automaticamente mediante a sensação de conforto do utilizador, são apenas exemplos das potencialidades dos projetos que Joseph Paradiso conduz. “É de facto uma área fascinante e promissora”, afirmava Joseph Paradiso à medida que avançava na apresentação.

Estas aplicações acabarão claro por se refletir não só no quotidiano, mas na própria construção dos edifícios “indo ao encontro do que o utilizador está e precisa fazer”, explicou o investigador do MIT Media Lab. “Eu penso que sem dúvida isto pode transformar tudo ao nosso redor, a maneira como as pessoas controlam tudo à sua volta”, frisou ainda.