As soluções que a computação tem para oferecer à sustentabilidade

A professora Carla Gomes partilhou alguns dos projetos levados a cabo por investigadores da CompSustNet e que prometem dar novas respostas na àrea do desenvolvimento sustentável.

“Este tema é extremamente entusiasmante e eu espero conseguir passar-vos isso”, foi desta forma que a professora Carla Gomes iniciou a sua apresentação em mais uma sessão do ciclo de conferências IST Distinguished Lecture, esta sexta-feira, 9 de junho. A professora de ciências da computação e diretora do Institute for Computational Sustainability da Cornell University, dedicou a sua apresentação à sustentabilidade computacional, área na qual se tem focado nos últimos anos.

A investigadora centrou o seu discurso nos projetos e resultados da CompSustNet, uma rede de investigação nacional e internacional de grande escala pela qual é responsável. “A sustentabilidade não está apenas relacionada com o ambiente, e nós podemos usar os desenvolvimentos da computação para provocar impactos na sociedade, resolvendo muitos problemas de sustentabilidade”, frisou a professora Carla Gomes.

A forma como os algoritmos  podem otimizar a preservação da vida selvagem e a conservação da biodiversidade, o mapeamento da pobreza, ou a descoberta de novos materiais renováveis foram alguns dos aspetos desenvolvidos pela oradora.“Precisamos urgentemente de uma melhor gestão dos nossos recursos naturais, de descobrir novos materiais sustentáveis”, alertou a investigadora, desvendando algumas das soluções em estudo rumo à solução destes problemas.