Câmara Municipal de Loures visita o Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico

O vereador da Câmara Municipal de Loures, Nuno Dias, esteve no CTN para uma visita oficial com o objetivo de dar a conhecer as diversas áreas de atuação do campus.

Na passada quinta-feira, dia 19 de maio, o Vereador da Câmara Municipal de Loures dos Departamentos de Planeamento e Gestão Urbanística, Gestão e Modernização Administrativa, responsável pela Divisão de Áreas Urbanas de Génese Ilegal e pelos Gabinetes de Intervenção Local e de Revitalização Urbana, Nuno Dias, fez uma visita ao Campus Tecnológico e Nuclear do Técnico (CTN), localizado no concelho.

Depois da sessão de boas-vindas, conduzida pelo presidente do Técnico, professor Rogério Colaço que anunciou que seria feita “uma apresentação do que de melhor se faz no CTN”, José Marques, Vice-Presidente para a Gestão do Campus, que fez um enquadramento histórico do agora CTN, outrora planeado (há pouco mais de 60 anos) com o objetivo de trazer a energia nuclear para o país, salientando que os 3 pilares do campus são e sempre foram o ensino, os serviços e a investigação.

O CTN tem atualmente duas unidades de investigação: o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN) e o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), sediado no campus da Alameda.

Isabel Dias, apresentou o Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares salientou a criação das duas grandes áreas científicas aquando da criação do departamento que “serviu não só, por um lado, para a integração e a gestão da carreira no âmbito dos investigadores, mas também no sentido de contribuir para o incremento da formação avançada e para propor novos ciclos de estudo.”

Seguiu-se uma introdução de Carlos Silva, sobre o Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, que está dividido em três áreas, sendo a principal “a fusão nuclear, que representa cerca de metade da atividade, a área de lasers intensos e tecnologias de plasmas. Neste instituto é feita a construção de sistemas e equipamentos” que depois são usados para estudar os plasmas (um dos estados físicos da matéria que faz parte dos processos relacionados com as estrelas e as galáxias).

Susana Marta Almeida apresentou ainda o Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares e explicou que este é “o centro que reúne a maior parte dos investigadores do campus” explicando que o objetivo é aplicar as técnicas a várias áreas do conhecimento como “os seres da Terra, o património cultural, as ciências dos materiais, as ciências da vida e da saúde, o ambiente e os materiais” salientando que se trata de um centro multidisciplinar, com cerca de 85 investigadores.

O verador Nuno Dias fez também uma intervenção, indicando que o Município de Loures tem como objetivo estreitar laços com o CTN para aumentar o número de parcerias com o Técnico. Referiu ainda que embora Loures não tenha “uma faculdade formal, tem instalações, tem meios humanos e tem dimensão para poder ter um serviço de qualidade no que diz respeito à investigação” e disponibilizou-se para cooperar com “o desenvolvimento do projeto que o CTN tem para esta localização, desenvolver urbanisticamente o espaço e dar uma maior dignidade a tudo o que é desenvolvido” numa perspetiva de apoio mútuo.

De salientar que o CTN já colaborou e colabora atualmente em diversos projetos em parceria com o Município, onde se insere, tendo contribuído mais recentemente para a sociedade no geral com a produção de e esterilização de zaragatoas para a deteção da Covid-19.

Para terminar, seguiu-se uma visita às infraestruturas do campus, de modo a explicar as atividades desenvolvidas diariamente em cada um dos cinco centros de investigação pelos investigadores residentes.