Campus e Comunidade

13 Investigadores do Técnico galardoados com os Prémios Científicos Universidade de Lisboa/ Caixa Geral de Depósitos

Os docentes da Escola foram distinguidos com prémios e menções honrosas em várias das áreas científicas identificadas pelo júri do galardão.

Como vem sendo habitual, os docentes e investigadores do Instituto Superior Técnico voltaram a conquistar várias das distinções entregues na edição de 2020 dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa/Caixa Geral de Depósitos. Na sessão de entrega dos galardões, inserida nas comemorações do Dia da Universidade, e que decorreu no passado dia 26 de julho, foram 13 os docentes da Escola galardoados.

O professor Joaquim Jorge, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) e investigador do INESC-ID, seria o primeiro docente do Técnico a subir a palco para receber o prémio na área de Ciências da Computação e Engenharia Informática.

Na área de Engenharia Civil todas as distinções entregues tiveram como destinatários profissionais da Escola. O prémio foi arrecadado pelo professor José Dinis Silvestre, docente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), e investigador do CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade. Já as menções honrosas foram atribuídas, em ex aequo, ao professor Carlos Silva Cruz e à professora Maria da Glória Gomes, também docentes do DECivil e investigadores do CERIS.

Em Engenharia do Ambiente e Energia o vencedor do prémio foi o professor Tiago Domingos, docente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e investigador do MARETEC – Centro de Ciências e Engenharia do Ambiente e do Mar, e o destinatário da menção honrosa foi o professor Rui Gameiro de Castro, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigador do INESC-ID.

Também na área de Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Aeroespacial (Aviónica) os premiados pela CGD foram todos do Técnico. O vencedor do prémio foi o professor Paulo André, docente do DEEC e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), e ao professor Leonel Sousa, docente do DEEC e investigador do INESC-ID, seria atribuída uma menção honrosa.

O professor Pedro Coelho, docente do DEM e investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC), seria galardoado com o prémio na área de Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Engenharia Aeroespacial (Aeronaves).

Os investigadores do Técnico dominaram também na área científica de Química e Engenharia Química, com o professor Alexander Kirillov, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ)  e investigador do Centro de Química Estrutural (CQE), a conquistar o prémio, e professora Luísa Martins, também docente do DEQ e investigadora do CQE, a arrecadar a única menção honrosa atribuída nesta área.

Conquistaram ainda menções honrosas os docentes do Técnico: Bill Williams, membro do Centro de Estudos de Gestão (CEG-IST) e professor jubilado do Técnico – na área de Ciências da Educação; e o professor Vasco Guerra, docente do Departamento de Física (DF) e investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) – na área da Física e Materiais.

Por força da situação pandémica, a entrega de prémios da edição de 2019 não se realizou, aproveitando-se por isso esta cerimónia para este efeito. Três das cinco investigadoras do Técnico distinguidas na edição anterior subiriam assim a palco para receber a distinção das mãos do reitor da Universidade de Lisboa, professor António Cruz Serra, e do presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos (CGD), Paulo Macedo.

Na edição de 2019, o júri atribuiu 15 prémios e 15 menções honrosas, já na edição de 2020 foram atribuídos 18 prémios e 23 menções.

Os Prémios Científicos ULisboa/CGD premeiam a atividade de investigação científica dos professores e investigadores da ULisboa, incentivando a publicação dos seus resultados em livros e revistas de prestígio internacional. Estes prémios são constituídos por um diploma e um subsídio pecuniário no valor de 6.500€.

Paulo Macedo: “Acreditamos que a Universidade com a sua infinita liberdade de espírito é um baluarte fundamental do conhecimento e da sua divulgação”.

Após a entrega dos galardões, seguir-se-iam várias intervenções, entre as quais a do presidente da Comissão Executiva da CGD, que salientou que ainda que estes prémios sejam atribuídos individualmente, “refletem esforços conjuntos, e sobretudo o ambiente de diferenciação positiva e de excelência que se pretende”, sublinhando a diversidade de domínios de saber em que estes galardões tocam.

O líder da CGD realçou ainda a importância que a ULisboa tem na sociedade, vincando que “a excelência que conseguiu tem que ser exigida nos mais diversos campos e na multiplicidade de áreas em que toca, quer na sua responsabilidade de dar resposta através da excelência, quer na responsabilidade que advêm da responsabilidade de selecionar os melhores para ensinar, investigar e aprender”.

Paulo Macedo partilhou ainda a vontade da CGD em continuar a apoiar e investir no conhecimento, em especial nas universidades, locais de criação de conhecimento e construção do futuro. “Acreditamos que a Universidade com a sua infinita liberdade de espírito é um baluarte fundamental do conhecimento e da sua divulgação”, disse.

O professor António Cruz Serra vincou a importância do trabalho científico e investigação para a docência, assim como para a resolução de problemas da sociedade e o progresso científico, tal como a pandemia tão bem o demonstrou, colocando ao serviço da sociedade todo o potencial instalado na academia.  O reitor aproveitou a deixa para agradecer o trabalho desenvolvido pelos docentes, investigadores e trabalhadores administrativos e técnicos, cujo esforço e empenho durante o período de pandemia permitiu garantir o funcionamento da Universidade neste último ano.

O reitor fez ainda um balanço dos últimos anos de mandato, destacando a evolução positiva no que toca ao acréscimo de estudantes de mestrado e doutoramento, estudantes internacionais, e ainda ao aumento do número de diplomados.

A cerimónia pode ser revista no canal de Youtube da Universidade de Lisboa.