Campus e Comunidade

1ª edição do “Internet Of Energy Bootcamp” revela-se um êxito

Decorreu no Técnico a última fase do curso da InnoEnergy, que permitiu aos formandos o contacto com especialistas da área, o desenvolvimento de vários exercícios práticos e a conceção de ideias de negócio.

O Técnico acolheu este mês, a última etapa do “Internet Of Energy Bootcamp”, um curso inovador que combina a vertente digital e presencial, fornecendo conteúdo avançado e estimulando o espírito empreendedor dos seus participantes. Pensado de forma a otimizar a flexibilidade e facilidade de aprendizagem enquanto maximiza o impacto, o curso lançado pela InnoEnergy seguiu três etapas distintas, e culminou com quatro dias de muito conhecimento no Técnico, de desafios e de confronto com especialistas da área.

Depois da chegada ao Técnico, foi lançado ao grupo, composto por cerca de 30 participantes,  o repto de prosseguirem e complementarem a aprendizagem dos módulos online com vários exercícios dinâmicos, na sua a maioria em grupo, de forma a estimular a troca de ideias. Pelo meio decorreram várias palestras de especialistas na área da energia e dos sistemas e informação. Para terminar foi proposto aos formandos  o desenvolvimento e apresentação de projetos e conceitos de negócio dentro da área. “Queremos ter os cursos online sempre disponíveis, ou quase sempre, e abrir pontualmente durante o ano duas ou três edições com uma semana presencial onde as pessoas possam experimentar e ter este apoio. Achamos que este é um modelo que vai ser apelativo”, refere Rita Paleta, Digital Education Manager at InnoEnergy e antiga aluna do Técnico.

O curso foi essencialmente pensado para profissionais da área como complemento à formação que detêm, mas algumas das vagas foram ocupadas por alunos de mestrado e doutoramento, um facto que,  como Rita Paleta refere, acabou por enriquecer o debate: “Temos trabalhadores e alunos e isso acabou por se revelar positivo, porque se por um lado temos a perspetiva de quem já está no mercado e conhece as limitações, por outro lado temos jovens que vêm cheios de ideias e com conceitos bem frescos na cabeça”.

“O Técnico não só trouxe a ideia, como trouxe também a vontade e o impulso. Contribuiu não só com espaço, recebeu as pessoas, foram vários os docentes envolvidos na estruturação dos exercícios e das atividades, e por aí em diante”, refere Rita Paleta, destacando a importância da Escola nesta primeira edição do curso. E por falar em Técnico no lote de formandos deste curso não podíamos claro deixar de encontrar um alumnus da instituição: Manuel Henriques, antigo aluno de Engenharia Aeroespacial no Técnico. “Um colega meu descobriu este curso e como nós estamos a começar uma startup na área da energia fazia todo o sentido participar”, partilha, acrescentando em jeito de balanço as várias mais-valias que esta formação lhe ofereceu: “ajudou-me a perceber as tendências do mercado da energia, as novas oportunidades relacionadas com os dados que se retiram dos consumos de energia e como é que isso pode ser utilizado para desenvolver novos modelos de negócio”. O alumnus não foi embora sem frisar “o valor e a necessidade de mais iniciativas deste género”.