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3.ª edição do “Prémio de Mérito The Navigator Company em Gestão da Produção” já tem vencedores

A equipa “SixthS” arrecadou o prémio com o valor pecuniário de 1.750 euros, destacando-se dos outros 4 grupos que participaram no Pitch Final.

O Prémio de Mérito The Navigator Company em Gestão de Produção desafia os alunos a inovar, aplicando os conhecimentos técnicos adquiridos para resolver problemas práticos da indústria.  Nesta 3.ª edição do galardão, foram cinco as equipas de alunos que chegaram ao Pitch Final, mas apenas uma conseguiu arrecadar o prémio monetário de 1.750 euros. A equipa “SixthS”, composta pelos alunos(as) Ana Rita Nunes, André Luís, José Lopes, Leonor Campos, Margarida Verdade e Micael Coelho, acabaria por ser “a melhor entre as melhores”. A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 19 de abril, em formato digital.

As “excelentes apresentações” que as equipas conduziram, viriam complicar a decisão dos jurados. Através das mesmas, os alunos expuseram os projetos desenvolvidos, a partir da identificação de uma Ferramenta ou Método do universo Lean com potencial de ser melhorado através da introdução/utilização de tecnologias no âmbito da Indústria 4.0. Ao longo dos sete minutos disponibilizados para o pitch, os estudantes deram a conhecer as suas soluções, explicando as limitações ou dificuldades dos métodos atuais e de que forma as tecnologias propostas potenciam a sua mitigação, evidenciando o possível impacto das mesmas nos diversos processos.

Tudo isto foi feito sob o olhar atento do júri, composto por cinco elementos: os professores Paulo Peças e professor Diogo Jorge, ambos docentes da unidade curricular (UC), o professor Luís Caldas de Oliveira, diretor-adjunto do iStartLab, e os engenheiros Carlos Brás e Bruno Inácio, representantes da The Navigator Company. Depois das apresentações, e de esclareceram algumas dúvidas sobre as mesmas, o painel de jurados reuniria alguns minutos para apurar o vencedor.  No regresso, partilharam a dificuldade que sentiram na tomada de decisão perante a “qualidade e criatividade” dos trabalhos apresentados.

O engenheiro Bruno Inácio, alumnus da escola, frisou o seu contentamento por ver “que em Portugal em geral, e na minha antiga escola, o Instituto Superior Técnico, em particular, temos a capacidade de ter este nível de criatividade e de trazer um conceito antigo para a modernidade”. Aos futuros engenheiros deixou um conselho: “Levem esta criatividade para os sítios onde forem trabalhar, porque é esta capacidade de pensar fora da caixa, de arriscar, que muitas vezes faz a diferença”.

Um prémio que distingue o mérito e fomenta a aprendizagem

Os pequenos retângulos da plataforma Zoom permitiriam ver a surpresa com que a equipa “SixthS” recebeu o anúncio da vitória. Tentando expressar esse contentamento em palavras, os alunos agradeceram a oportunidade e os conselhos dos jurados, confessaram algumas das dificuldades impostas pelo confinamento e que não lhes permitiram testar de forma prática as soluções, mas também revelaram a aprendizagem que resultou da experiência.  “Não estávamos à espera de vencer, e até comentámos quando vimos os outros trabalhos que estavam realmente muito bons e isso acabou por também nos motivar a apostar nesta apresentação.  Queremos dar os parabéns aos membros das outras equipas e dizer que também aprendemos com as vossas apresentações”, declarou o aluno José Lopes. “Foi uma experiência muito gira, gostei imenso e quero agradecer aos colegas do grupo, porque apesar de não termos posto ‘as mãos na massa’, acabamos por tentar perceber as coisas de outra forma e foi excelente”, disse, por sua vez, Leonor Campos.

Seria depois altura de entregar, ainda no âmbito deste prémio, o donativo monetário ao Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), no valor 1.167 euros, e que visa apoiar a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. O professor Pedro Coelho, presidente do DEM, agradeceu à empresa este apoio “que é extremamente importante para a motivação dos alunos, não só nesta unidade curricular, mas também de uma maneira geral para todos os alunos que estão associados ao trabalho que a Navigator tem patrocinado no Técnico”, vincou.

O encerramento da cerimónia ficaria a cargo do professor Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, que pediu ao professor Paulo Peças e ao engenheiro Carlos Brás para proferirem também algumas palavras.

Na sua intervenção, o vice-presidente do Técnico felicitou os alunos que participaram na iniciativa e destacou a importância de “manter este nível de relação” entre uma empresa de liderança industrial como é o caso da The Navigator Company e o Instituto Superior Técnico. “Estou muito seguro de que este novo modelo de ensino poderá, deverá e irá contribuir de forma decisiva no apoio às empresas para o desenvolvimento tecnológico futuro”, afirmou.  “Não tenho dúvidas nenhumas de que estes alunos estão sequiosos dos exemplos experimentais e reais, de conseguirem validar este caminho, com empresas como a Navigator, que hoje são líderes na implementação de um conjunto de tecnologias”, colmatou o professor Pedro Amaral.

O professor Paulo Peças também já evidenciara, na intervenção anterior, a importância destes “projetos, teses, e unidades curriculares onde os alunos são motivados e encaminhados para projetos em que a interdisciplinaridade é um fator fundamental”, frisando que o Técnico está por isso “no caminho certo” ao promover cada vez mais esta componente no seu ensino. Agradecendo e felicitando os alunos pelo trabalho desenvolvido, lembrou que “há 5 meses acreditei que vocês conseguiam fazer este trabalho porque sabia de onde vinham, sabia quem vos tinha dado aulas, sabia as vossas qualidades”. “E vocês acreditaram em mim, acreditaram que era possível fazer isto e no fim do semestre apresentar algo com valor”, complementou, desafiando os alunos a continuarem a “acreditar e a perceber que o trabalho e a dedicação geram frutos”.

O engenheiro Carlos Brás que já salientara, por diversas vezes ao longo da cerimónia, o valor dos trabalhos apresentados, referindo que os alunos “encontraram tempo e oportunidades para transformar as ferramentas Lean em ferramentas mais modernas e adequadas à realidade atual”, aproveitando, por isso, esta intervenção final para transmitir alguns agradecimentos. “Quero agradecer ao Técnico por esta parceria, por esta oportunidade de nos conhecermos um pouco mais, e ao professor Paulo Peças, o interlocutor privilegiado neste projeto e nesta cooperação”, disse, manifestando o seu desejo de que o próximo encontro seja já feito num qualquer espaço do Técnico, celebrando ainda mais de perto os laços que esta parceria tem criado.