Equipa “Mind For Lean” conquista prémio de mérito da Navigator

Os seis grupos presentes no Pitch Final apresentaram perante os jurados o trabalho desenvolvido em várias empresas.

A equipa “Mind for Lean”, constituída pelos alunos Cristiano Silva, João Encarnação, Pedro Ramalho, Rúben Ezequiel e Samuel Magalhães, arrecadou o prémio de mérito atribuído pela “The Navigator Company” aos alunos inscritos na unidade curricular (uc) de Gestão de Produção. Por entre os seis grupos de estudantes em competição, esta foi a equipa que na perceção do júri se distinguiu pela forma como comunicou o trabalho desenvolvido e fundamentou as medidas propostas. O Pitch Final e a cerimónia de entrega do galardão decorreram, em formato online, esta segunda-feira, 9 de novembro. O grupo vencedor arrecadou um prémio monetário no valor de 1.750 euros.

A primeira intervenção do evento ficaria a cargo do administrador executivo da “The Navigator Company”, o engenheiro Adriano Silveira, que direcionou as suas primeiras palavras para os alunos que fizeram estes projetos, revelando as elevadas expetativas que detinha em relação aos mesmos.  “Seguimos com muita atenção estes trabalhos porque muitos deles são de uma riqueza e uma valia enormes para as nossas atividades”, apontava o administrador executivo da empresa. “Este relacionamento da Navigator com a Universidade é uma constante na nossa ação.  Nem sequer duvidamos que só poderemos crescer e desenvolver como empresa através da Investigação e Desenvolvimento, e aproveitando todo o conhecimento que a Ciência e as instituições de ensino superior nos podem proporcionar neste domínio”, sublinhava o engenheiro Adriano Silveira.

O professor Paulo Peças, um dos docentes da uc e jurado deste galardão, agradeceu à Navigator “o apoio a este prémio que contribui para melhorar a qualidade e o resultado do trabalho dos nossos alunos”, realçando ainda “que estes projetos acrescentam compromisso e uma exigência extra” que acaba por beneficiar o processo de aprendizagem dos estudantes”. “É muito importante para a nossa Escola ter este tipo de apoio e o interesse de empresas industriais”, referia, ainda, o docente.

Em competição neste Pitch Final da 2.ª edição deste prémio de mérito estavam trabalhos realizados em várias empresas industriais que sugeriam a otimização de diversos processos ou seções. De forma muito precisa, os diversos grupos partiram da análise de campo que fizeram, alicerçaram-na com uma fundamentação corroborada com o conhecimento adquirido na disciplina, e apontaram algumas melhorias de gestão de produção, apresentando-as num plano de ação que partilharam com os jurados e a audiência.

Antes do anúncio da equipa vencedora, o engenheiro Bruno Inácio, um dos elementos da Navigator que integrou o júri, partilhou o seu envolvimento em dois dos projetos apresentados, avançando que as medidas propostas pelos alunos irão ser analisadas “porque são boas sugestões, e mostram que não é difícil mudar, e mudar para melhor”. “Tenho quase a certeza que as empresas em que foram desenvolvidos os outros trabalhos também darão seguimento às vossas ideias, o que significa que isto não foi apenas uma simulação, e que algumas destas sugestões serão definitivamente implementadas, porque são eficazes”, afirmou. O engenheiro da Navigator deixou ainda um conselho aos estudantes, desafiando-os a manterem-se curiosos: “continuem a perguntar porquê. Não aceitem as coisas como elas são, só porque é assim que estão implementadas. Estou certo que irão colher os benefícios disso nas vossas carreiras no futuro”.

Depois de revelados os vencedores, o aluno João Encarnação seria o porta-voz da surpresa da equipa: “Não estávamos à espera de vencer, mas sem dúvida que o grupo deu o seu melhor neste desafio, assim como tenho a certeza que todos os grupos também o fizeram”.

O Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) recebe também, no âmbito deste prémio, um donativo monetário no valor 1167 euros para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem. O professor Carlos Bettencourt da Silva, vice-presidente do DEM, agradeceu o apoio, realçando que o mesmo será utilizado para benefício dos estudantes. “Quero agradecer à Navigator por esta parceria, que espero que continue no futuro, porque penso que é muito interessante e importante para a Escola e os nossos estudantes”, declarou.

O vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, seria depois o mensageiro do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço- que assistiu a algumas das apresentações, mas não conseguiu permanecer até ao final da sessão. As primeiras palavras do presidente do Técnico seriam direcionadas aos estudantes, congratulando-os pelo trabalho realizado e vincando que são eles “o osso principal e crítico da nossa escola”, e um dos motivos pelos quais é tão importante manter esta articulação entre o que se faz no Técnico e o trabalho que é feito nas empresas. Agradecendo também o envolvimento do DEM nesta parceria, e o trabalho crucial da Área de Transferência de Tecnologia em todas as iniciativas da Rede de Parceiros, o professor Pedro Amaral transmitia em nome do presidente do Técnico “o orgulho nesta parceria com a Navigator, assim como a disponibilidade e o empenho da Escola em ajudar a empresa a cumprir os desafios dos próximos anos”.

Encerrando a sessão e pegando nas palavras do presidente, o professor Pedro Amaral elencava alguns dos desafios que se impõem às indústrias no futuro, frisando a disponibilidade do Técnico para ajudar a Navigator a enfrentar os mesmos. “Tenho muito prazer em estar aqui para apoiar esta parceria, atraindo cada vez mais estudantes, informando-os de que há indústrias muito boas em Portugal preparadas para receber e ajudar a brilhar a próxima geração da Engenharia em Portugal”, colmatou.