31.ª edição da SINFO – Da inteligência artificial aos videojogos

Semana dedicada à tecnologia e informática decorreu no Técnico Innovation Center pela primeira vez.

Cody Lyon, que trabalha no estúdio de animação Pixar desde 2016, sabia o que estava a fazer. Com cada nova personagem popular que surgia na sua apresentação, a audiência de mais de uma centena de pessoas soltava um “ah…” enternecido, recordando memórias de infância. Corria a semana de 15 a 19 de abril, durante a qual a Semana de Informática (SINFO) assentou arraiais no Técnico Innovation Center para uma mostra de palestras, empresas e workshops ligados à tecnologia e à Engenharia Informática (sem descurar um espaço de lazer com várias consolas de videojogos, incluindo máquinas arcade).

Organizada por um conjunto de estudantes universitários – muitos destes do Técnico -, o evento aberto à comunidade focou-se numa área específica a cada dia dessa semana, incidindo sobre ‘Engenharia de Software’, ‘Multimédia’, ‘Inteligência Artificial’, ‘Videojogos’ e ‘Conhecimento Tecnológico’. “Acima de tudo, a SINFO traz imensas oportunidades”, defende Sofia Simas, aluna de 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores que faz parte da equipa de comunicação desta edição. “É frequente as pessoas sentirem que é muito complicado arranjar um emprego ou um estágio, mas a SINFO facilita isso, tornando o processo mais orgânico”, explica a aluna, que acrescenta que “mais do que um evento de tecnologia, trata-se de um evento social”.

Essa componente social torna-se evidente ao olhar-se para as dezenas de bancas que ocupavam o espaço principal do Técnico Innovation Center, cada uma albergando representantes de empresas do setor da informática e tecnologia e uma mão cheia de estudantes interessados em conhecê-las. Philip Aguiar Nankin, por exemplo, frequenta o 1.º ano da Licenciatura de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e foi a curiosidade que o trouxe à SINFO, em particular pela existência de estágios de verão aos quais se possa candidatar. “Quero ganhar experiência relacionada com o meu curso”, partilha, querendo também conhecer o Técnico Innovation Center, espaço que acolheu a SINFO pela primeira vez. Mesmo que não venha a encontrar o tal estágio de verão que procura, Philip diz que já consegue “estabelecer contactos e, conversando com algumas pessoas, perceber como é trabalhar numa certa área”.

No dia dedicado à Inteligência Artificial (IA), o calendário da SINFO incluiu uma palestra de Benjamin Han, programador da Apple ligado a modelos de linguagem. Traçando a evolução histórica da IA desde o trabalho de Alan Turing na primeira metade do século XX, a palestra de Han apresentou o ‘estado da arte’ neste ramo da informática. O programador deu ainda várias dicas a quem está a começar a aprender sobre IA, recomendando a prática de atividades que designa de ‘não-tech’ para evitar desgaste, limitar o consumo de redes sociais, pesquisar alguns assuntos a fundo em vez de vários superficialmente e ainda ter especial cautela com a fiabilidade das fontes de informação utilizadas.

Mesmo tendo um dia dedicado a si, o tópico da IA acabou por difundir-se ao longo de toda a semana. No final da apresentação de Cody Lyon, por exemplo, perguntaram-lhe se receava que a IA pudesse ameaçar o seu trabalho. Em resposta, o animador da Pixar partilhou uma frase de um colega – “A IA é uma ferramenta fantástica para resolver problemas; a Arte não é um problema”.