36.ª edição da JobShop da Associação de Estudantes estreia-se no Técnico Innovation Center

A maior e mais antiga feira universitária de emprego de Engenharia e Tecnologia do país viu cumprir-se a sua 36.ª edição.

Mayela Ledesma Ruiz não está habituada ao frenesim no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade. Costuma ir trabalhar para os espaços de estudo na antiga Gare do Arco do Cego, mas hoje há uma agitação peculiar no piso térreo que captou a sua atenção. Foi assim que esta estudante do Instituto Superior Técnico veio a descobrir a 36.ª edição da Jobshop, a feira de emprego organizada pela Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), que este ano decorreu entre 7 e 9 de maio.

Contando com a presença de mais de 90 empresas para sessões de esclarecimento e networking, a maior e mais antiga feira universitária de emprego de Engenharia e Tecnologia do país deu oportunidade aos estudantes do Técnico para descobrir oportunidades de emprego e contactar com o tecido empresarial. Mayela, que frequenta o Mestrado em Engenharia e Gestão da Energia, viu nesta JobShop uma ferramenta para encontrar o estágio que gostaria de fazer no próximo ano. Afirma procurar “ter uma ideia das empresas que há no setor da energia” para, quando terminar o curso no Técnico, usar as suas competências “para tornar o mundo um lugar um bocadinho mais verde, fazendo parte da transição”.

Maria Casa Nova, coordenadora da organização da JobShop, afirma que a equipa ficou “entusiasmada por ter um novo espaço” onde organizar o evento. Com a experiência de liderar a execução da JobShop deste ano, a estudante do Técnico diz ter “[aprendido] muito sobre áreas diferentes – o mundo empresarial, a organização de eventos, sustentabilidade… tem sido uma experiência enriquecedora para toda a equipa”.

Prestes a terminar a Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Guilherme Santos considera estar na altura ideal para começar a contactar com o setor empresarial. “Vim para conhecer algumas empresas relacionadas com a área que pretendo seguir e a oferta de emprego que têm”, explica, tendo em mira “estágios de verão e eventuais oportunidades pós-licenciatura”.

Inserido na programação da JobShop, o debate organizado pelo Técnico em parceria com o PSuperior (jornal Público) também atraiu a atenção dos visitantes, discutindo-se “Como é que a Inteligência Artificial vai revolucionar a Academia e os métodos de ensino?”. O painel contou com a presença de Mário Figueiredo, professor do Técnico e investigador no Instituto de Telecomunicações (IT), Sancha Barroso, estudante do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, José Varela, AI Evangelist na NTT Data, e Paulo Dimas, CEO do Centro para IA Responsável e Vice-Presidente de Inovação da Unbabel, uma spin-off do Técnico. A moderação ficou a cargo de Victor Ferreira, jornalista do Público.