6.ª Call do ObservIST distingue mais 12 Boas Práticas

A partilha de Boas Práticas no Técnico tem-se verificado diversa, e mais uma vez foram identificadas iniciativas relacionadas com 6 das 11 áreas temáticas.

São iniciativas diversas, que nascem da vontade ou da necessidade de melhorar serviços e de contribuir para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Escola, e que em pouco tempo conquistam resultados louváveis que lhes realçam o valor. Com intuito de reconhecer este trabalho, mas sobretudo de promover a sua disseminação junto da comunidade, ano após ano, o Observatório de Boas Práticas do Instituto Superior Técnico (ObservIST) distingue vários projetos. Em pleno período de pandemia, a comunidade da Escola continuou a inovar e por isso voltam a ser distinguidas 12 Boas Práticas no seguimento da 6.ª Call do ObservIST.

O programa do Técnico para crianças e adultos curiosos “Explica-me como se tivesse 5 anos” foi escolhida pelo júri como a “Boa Prática do ano 2021”.  Transmitido no Facebook do Técnico, o programa promovido pelo grupo de Comunicação de Ciência das Unidades de Investigação do Técnico (ComunicaCiência) procura estimular o interesse das crianças pela ciência, através de um ciclo de conversas com investigadores de todas as áreas científicas do Técnico. A iniciativa reúne miúdos e graúdos, mensalmente, nas manhãs de sábado, e desafia os cientistas do Técnico a explicarem o trabalho científico que desenvolvem recorrendo a uma linguagem simples e acessível a uma criança de cinco anos. Há sempre tempo, vontade e disponibilidade para responder às perguntas colocadas pelas próprias crianças ou por outros curiosos na audiência, o que confere uma dinâmica ímpar ao alinhamento do programa.

As 12 boas práticas distinguidas distribuem-se em 6 das 11 áreas temáticas definidas pelo ObservIST: Educação Superior, Investigação, Desenvolvimento e Inovação, Transferência de Tecnologia, Comunicação, Capital Humano e Desenvolvimento Sustentável.

A oportunidade para conhecer melhor cada uma destas Boas Práticas está agendada para 12 de outubro, data em que realizará o 4.º Encontro do ObservIST, onde os responsáveis pelas iniciativas as dão a conhecer melhor à comunidade do Técnico, cumprindo-se assim um dos objetivos centrais do Observatório: a disseminação das Boas Práticas e a promoção da sua replicação com vista à potenciação da melhoria contínua na Escola.

Desde a criação do ObservIST, em 2015, 73 Boas Práticas, nos mais variados domínios, já foram reconhecidas por painéis de avaliadores constituídos para o efeito. O portefólio de iniciativas reconhecidas em cada um dos anos destes anos pode ser consultado na página do Observatório, onde também pode ir saciando a curiosidade sobre cada uma das iniciativas destacadas este ano através do breve resumo apresentado.

Boas Práticas distinguidas em cada uma das áreas temáticas:

Educação Superior

•  “Supervision of master theses based on Scrum”;
  • “Exonline: Utilização da plataforma openedX para a avaliação (testes, exames, fichas)”;
  • “Recuperar, organizar e disponibilizar informação digital na Biblioteca do IST: uma realidade em movimento”;

Investigação, Desenvolvimento e Inovação

•   “Safely CERIS Day Out 2020 during COVID19”;

Transferência de Tecnologia

•  “Lab2Market@Técnico”

Comunicação

• “Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos”;
  •   “ISTO É _Podcast”;
  • “Faraday News”;
  • “Grupo Comunica Ciência, para a divulgação e comunicação da ciência”do Instituto Superior Técnico interna e externamente;
  •   “Visita Virtual ao Técnico”;

Capital Humano

•  “Working@Tecnico: Avaliação dos Riscos Psicossociais no Instituto Superior Técnico”;

Desenvolvimento Sustentável

•  “Mecânica I faz a diferença!”.