A investigação científica do Técnico no feminino

Como forma de assinalar o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, o Técnico celebra e mostra ao mundo a quantidade, qualidade e diversidade do trabalho científico feito por mulheres que se formaram ou trabalham na instituição.

“As mulheres e as meninas pertencem à Ciência. No entanto, os estereótipos afastaram as mulheres e as meninas de campos relacionados com a Ciência”, disse o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), engenheiro António Guterres, no vídeo que assinala mais um Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência. Todos os anos, nesta data, 11 de fevereiro, por todo o mundo se desenvolvem ações e discutem medidas para desconstruir esses estereótipos e trazer mais diversidade a áreas tão cruciais. Entre as estratégias mais apontadas está a criação de role models e a partilha de histórias que aproximem e inspirem mais raparigas a escolher uma carreira na Ciência, na Engenharia e Tecnologia. Hoje, e para assinalar esta data é isso mesmo que fazemos: partilhamos exemplos de sucesso, damos a conhecer os rostos e o trabalho das nossas investigadoras e antigas alunas nas mais variadas áreas, celebramos as nossas construtoras de futuro e a realização que encontram na Ciência.

Ao longo do dia, e através das plataformas digitais do Técnico mostramos as cientistas do Técnico que dão cartas em áreas tão diversas como a Química, a Biotecnologia, a Inteligência Artificial, a Engenharia Civil, a Física, a Engenharia Biológica, entre outras. As 49 investigadoras e antigas alunas que poderá conhecer nas redes sociais do Técnico são somente uma amostra de um conjunto de mulheres com ligação à Escola que contribuem para que a investigação científica continue a dar respostas a problemas cruciais da sociedade, do ambiente, da saúde ou da economia.

Esta iniciativa não se esgota, porém, nestes 49 rostos, o objetivo é, aliás, que muitos mais se juntem a esta homenagem e partilha. Se fizer parte do leque de mulheres inspiradoras que pretendemos hoje dar a conhecer, partilhe nas redes sociais uma fotografia (preferencialmente numa ação relacionada com a investigação que desenvolve). Desafiamo-la a contar-nos o quê, ou quem, a inspirou a seguir o caminho da Ciência e a dar a conhecer um pouco da investigação que conduz, dos projetos que desenvolve e das respostas que procura através dos mesmos.  Também é importante que partilhe o centro ou a unidade de investigação onde toda a magia acontece. Para se juntar à corrente de partilha, basta adicionar ao seu post a hashtags: #MulheresnoTécnico.

Sobre o Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência

De acordo com o Relatório de Ciências da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, publicado esta quinta-feira, em todo o mundo, as mulheres ainda representam apenas 28% dos graduados em engenharia e 40% dos graduados em ciência da computação e informática.

A UNESCO aponta disparidades maiores em áreas altamente qualificadas, como a inteligência artificial, onde apenas 22% dos profissionais são mulheres. Nas universidades, as investigadoras tendem a ter carreiras mais curtas e menos bem pagas.

Para alertar para estas desigualdades, apoiar e promover o acesso das mulheres e raparigas à educação, formação e atividade de investigação científica, tecnológica, de engenharia e matemática a ONU instituiu, em 2015, o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (11/02). Para a organização internacional, a Ciência e a Igualdade de Género são dois fatores vitais para levar a cabo com sucesso a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Técnico associa-se a esses desígnios, dando a conhecer as nossas construtoras de futuro.

Acompanhe e junte-se a esta iniciativa nas nossas redes sociais: