A plataforma que o ajuda a votar de forma informada

Por detrás do site Legislativas 2019 está um aluno do Técnico e uma vontade enorme de ajudar a que a decisão de voto seja uma escolha informada.

O convite feito ao entrar na plataforma Legislativas2019 é simples e revelador da intenção por detrás da plataforma: “Informa-te”. É exatamente para que a escolha nestas legislativas seja a mais esclarecida possível que Francisco Campaniço, aluno do Técnico, e Pedro Leal, aluno da Nova SBE, desenvolveram esta projeto. “A ideia surgiu ao Pedro, enquanto estava de Erasmus, e no decorrer de uma conversa com uma amiga portuguesa que não sabia qual o partido a que António Costa pertencia. Quando chegou a Portugal falou-me da ideia de resumir os programas eleitorais e foi aí que começámos o projeto”, partilha Francisco Campaniço, aluno do 5.ºano de Engenharia Informática e de Computadores.

Concentrar de forma organizada a informação de todos os partidos políticos foi o objetivo a que se propuseram e que está mais do que concretizado. “A principal finalidade do site é informar as pessoas, visto que o acesso à informação partidária é complexo e requer procuras exaustivas, muitas vezes acompanhadas de leituras extensivas, devido à quantidade de informação que cada programa apresenta”, frisa Francisco Campaniço. A plataforma concentra toda a informação necessária para decidir e até para ir nestas legislativas combinando tudo com um design simples, mas muito apelativo. “O nosso site destaca propostas relevantes de cada um dos 9 programas que lemos, divididas por temas, e para cada proposta referimos a página do programa em que se encontra”, frisa Francisco Campaniço. “Queremos com isto promover o interesse e a literacia política, promover o voto informado, e combater a abstenção”, vinca.

Participação e transparência são os motes deste projeto em que os dois amigos começaram a trabalhar no início do mês de agosto.  Além da construção da plataforma em si, os dois jovens investigaram algum tempo a analisar os programas eleitorais. Pelo caminho ficaram algumas ideias, difíceis de executar devido ao facto de serem apenas os dois a trabalhar em part-time no projeto. “A nossa principal preocupação foi sempre sermos os mais imparciais e objetivos possível, sobretudo porque a ideia de resumir os programas eleitorais já acaba por si só por ser subjetiva”, salienta. “Do lado da plataforma, tentámos que fosse o mais simples possível de usar, para que se tornasse numa experiência agradável e de fácil leitura”.

O feedback em torno do Legislativas2019 tem sido “esmagadoramente positivo”. “Para além de alguns comentários com sugestões construtivas de como melhorar o site, algumas das quais já implementámos ou vamos implementar, temos recebido várias mensagens simpáticas de pessoas que acharam a plataforma útil, acessível, e bem organizada”, partilha o aluno de Engenharia Informática e de Computadores.

Depois de nas europeias, a taxa de abstenção ter atingido valores históricos e com os jovens a serem uma percentagem significativa da mesma, este tipo de iniciativas torna-se ainda mais preponderante. “Este site é a prova de que há jovens mais e outros menos distanciados da política e que se queremos aproximar mais as pessoas da política e reduzir a abstenção, é preciso promover iniciativas e adotar medidas concretas para que as pessoas sintam que vale a pena informarem-se e votar”, salienta Francisco Campaniço.