“Os mentores são a melhor forma do Técnico nos fazer sentir acolhidos”

A frase é de uma das novas alunas do Técnico, Filipa Costa, mas a ideia presente na mesma foi sendo realçada ao longo da semana por muitos estudantes.

Os mentores são das primeiras caras que os novos alunos conhecem e certamente das primeiras que fixam. Rapidamente se tornam a mão que acompanha, a voz que sossega, a resolução de muitas dúvidas, a energia que empolga, a certeza do reencontro no regresso. Guiando os novos alunos pelas várias etapas das inscrições, os cerca de 530 alunos do Técnico que este ano se voluntariaram para integrar o programa mentorado funcionaram ao longo  da semana de acolhimento como uma espécie de âncora numa etapa repleta de emoções e novidades.  Foi isso mesmo que confirmaram os novos alunos de Engenharia Civil, Engenharia Geológica e de Minas e de Arquitetura que se matricularam esta sexta-feira, 13 de setembro.

“Os mentores são extremamente simpáticos, ajudam-nos imenso, dão-nos muito apoio num dia que tinha tudo para ser caótico e assustador”, afirma Filipa Costa, depois de colocar uma resma de perguntas aos seus mentores. Apesar de se conhecerem há poucos minutos, nota-se a ligação que já se criou e o à-vontade da nova aluna não é fruto do acaso. Mesmo a nova aluna de Engenharia Geológica e de Minas já conhecendo o Técnico, e tendo acesso a alguma informação uma vez que o irmão também é aluno da escola, nem isso lhe turva a visão em relação às mais-valias de ter um mentor.  “Se não existisse este programa de acolhimento aos novos alunos, provavelmente não teria feito metade das coisas que fiz ao longo da manhã”, reitera. “Os mentores são a melhor forma do Técnico nos fazer sentir acolhidos”, acrescenta ainda.

Para quem como Pedro Santos, novo aluno de Arquitetura, nunca tinha vindo ao campus da Alameda, o papel do mentor é ainda mais importante. Pedro Santos escolheu este curso do Técnico como a sua primeira opção porque adora a área e o Técnico pelo prestígio da faculdade. Se ficou feliz ao saber que entrou, ficou muito mais sossegado ao saber que seria acompanhado e orientado ao longo do primeiro dia de aventura.  “Estou a gostar muito das instalações, do ambiente, do facto de haver imensas atividades extracurriculares e também de toda esta atenção que nos dão. É uma forma de nos sentirmos mesmo bem-vindos e mais integrados”, declara o jovem.

Matilde Antão tem os mesmos mentores que Pedro Santos, não fossem eles futuros colegas de curso. A Arquitetura é para a nova aluna uma forma de conciliar a sua formação em Ciências e o meu gosto pelas artes”, confessa. Por isso mesmo foi a sua 1.ª opção e o Técnico uma escolha incontornável dada a “excelência que caracteriza a escola” e que o irmão – também estudante da instituição lhe ia confirmando. “Ter mentores já é bom, e ainda sendo alguém que frequenta o nosso curso ainda é mais”, afirma. “Têm sido importantíssimos para atenuar as nossas preocupações com as dificuldades das disciplinas e os possíveis problemas de adaptação ao ritmo e ambiente da escola”, acrescenta. Matilde Antão não conhece a experiência dos restantes alunos, mas que acreditar que todos tiveram a mesma sorte que ela e os seus colegas: “os nossos mentores são extremamente acessíveis e divertidos, não podíamos ter mais sorte”, sublinha.

“O prestígio” e “a qualidade de ensino” da escola foram decisivos na candidatura de Margarida Barriga ao Técnico. Entrou na sua segunda opção – Engenharia Civil e está muito feliz ainda assim. Na verdade, sempre esteve indecisa entre esta área e Engenharia Química – 1.ª opção, mas está feliz com o rumo que as coisas seguiram porque assim seguirá os caminhos do pai, também ele engenheiro civil. Assim que chegou e percebeu que seria acompanhada por um guia, sentiu-se “menos sozinha”. “É sempre diferente estarmos acompanhados por alguém que conhece a Escola, que tem as respostas para algumas das nossas dúvidas, e que esteve no nosso lugar há uns anos”, destaca a nova aluna.

O Programa Mentorado é projeto pioneiro do Técnico, implementado pela primeira vez em 1996, e o seu efeito junto dos nossos alunos é comprovado não só pelos testemunhos como nas relações que o mesmo estabelece, testemunhadas ao longo da semana e muitas vezes de todo o percurso académico.

Ao longo de toda a semana, mais de 1400 alunos efetuaram a inscrição nos vários cursos do Técnico, não estando ainda o processo de matrículas concluído uma vez que ainda se encontra a decorrer o prazo especial fixado para os candidatos residentes nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.