Campus e Comunidade

Growappy: a plataforma que ajuda a melhorar a comunicação entre a escola e as famílias

A plataforma desenvolvida por três antigos alunos do Técnico está disponível para Android e iOS e ajuda a tornar mais rápida, eficaz e segura a troca de informação entre os pais e escolas.

Nuno Gomes, Tiago Vidigal e Helder Marques são amigos desde o tempo em que eram alunos do Instituto Superior Técnico, onde já faziam parte dos mesmos grupos de trabalho. Na altura, estariam certamente longe de imaginar que o espírito de equipa que ali começavam a trabalhar seria um ótimo treino para o futuro. Mais tarde, começariam o percurso profissional na mesma empresa, e os anos tratariam de consolidar a amizade que acabaria por se tornar também numa parceria de negócios. “A criação da Growappy surgiu de forma muito natural, uma vez que a amizade já existia há vários anos, e existe um forte alinhamento na nossa forma de trabalhar, nos princípios e nos valores e sempre tivemos um sonho em comum:  criar um projeto inovador com impacto na sociedade e que melhorasse a vida das pessoas”, afirma Nuno Gomes, antigo aluno de Engenharia de Redes de Comunicações, CEO e cofundador da Growappy.

A ideia por detrás desta plataforma inovadora surge no seguimento de uma necessidade pessoal dos próprios fundadores quando se tornaram pais. “Quando os nossos filhos entraram na escola, percebemos que a comunicação não era a melhor. Muitas vezes a escola comunicava por email, outras por grupos do whatsapp/facebook onde as informações não eram personalizadas nem organizadas, uma vez que recebíamos fotografias e vídeos de todas as crianças da turma dos nossos filhos”, recorda o antigo aluno.

Como bons engenheiros que são, e pais extremosos que se tornaram, os três alunos identificaram desde logo um problema nesta linha de comunicação: “Enquanto pais, queríamos estar mais presentes no dia a dia dos nossos filhos, mas pretendíamos que essas informações nos chegassem de forma personalizada e em segurança, onde a privacidade das crianças fosse respeitada”, realça Tiago Vidigal.

Os alumni do Técnico perceberiam ainda que esta era uma inquietação transversal a várias famílias, “e uma preocupação também das escolas, que perdiam muito tempo na comunicação e não tinham uma solução adequada que cumprisse estes requisitos”, e por isso começaram a congeminar a solução que resolvia estes problemas. Nascia assim, no início de 2019, a Growappy.

A plataforma traz uma nova forma das creches e dos jardins de infância comunicarem com as famílias, centralizando todas as comunicações, bem como todo o processo escolar da criança, numa única plataforma. “Na verdade, oferecemos às escolas uma solução completa que permite facilitar o dia a dia dos diretores e educadores, em tarefas como a comunicação, os registos diários das crianças, a elaboração da documentação pedagógica em conformidade com as tutelas, preparamos as escolas para o ensino à distância e simplificamos as questões mais burocráticas como a faturação”, realça Nuno Gomes.

As famílias, enquanto parte essencial deste processo de comunicação, têm acesso a uma experiência única de acompanhamento das suas crianças em tempo real, com foco na segurança e na privacidade da partilha de informação.

Apesar de o projeto ter nascido em 2019, o serviço de comunicação da plataforma com as famílias apenas foi lançado em 2020. “Em pouco tempo, a Growappy tem-se tornado numa plataforma de referência na Educação de Infância em Portugal e uma forte aliada dos Diretores e dos Educadores”, salienta o CEO. “O mercado tem-nos surpreendido pela positiva, sendo cada vez mais as escolas que nos procuram para conhecer a solução e perceber de que forma as podemos ajudar”, adiciona o alumnus. A equipa de empreendedores orgulha-se mesmo de afirmar “que das várias dezenas de escolas que utilizam a Growappy, não houve uma que tivesse desistido até à data, constituindo uma prova do valor que acrescenta à comunidade escolar”.

De entre as várias características inovadoras da Growappy, Hélder Marques destaca como uma das mais diferenciadoras o facto de esta plataforma permitir a partilha de fotografias envolta numa camada de privacidade. “Quando as educadoras tiram uma fotografia das crianças, estas são automaticamente identificadas e enviadas apenas para os respetivos pais sem a escola ter de se preocupar com os critérios de privacidade, já que os próprios pais podem optar que os seus filhos apareçam desfocados para as restantes famílias nas fotografias de grupo”, explica o antigo aluno do Técnico. “Esta inovação permite uma partilha de conteúdos mais simples e rápida, mas sobretudo que a vontade dos pais seja respeitada no que concerne à privacidade das suas crianças, e que a escola esteja em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados evitando problemas no futuro”, evidencia ainda.

A plataforma permite também a produção da documentação pedagógica das crianças de forma célere, assertiva e em conformidade com as tutelas. “O sistema de inteligência artificial da Growappy considera os vários registos de observação e avaliações elaboradas pelos professores e educadores ao longo do tempo, sugerindo-lhes de forma personalizada os aspetos em que se deverão focar na evolução das crianças”, realça o CEO Nuno Gomes.

Uma poderosa aliada na transformação digital da Educação 

A pandemia veio tornar ainda mais evidente a importância da transformação digital em vários setores de atividade, e a educação não foi exceção. “A Growappy surge assim como uma forte ajuda das creches e dos jardins de infância que carecem de soluções digitais adequadas, seguras e simples de usar, sobretudo na comunicação com as famílias”, garantem os antigos alunos do Técnico.

A startup adaptou-se à pandemia e durante o primeiro período de confinamento, os empreendedores tomaram a decisão de oferecer a plataforma a todas as escolas, intensificando a formação e o acompanhamento aos educadores para ajudar na transição para o digital e tornar o Ensino à Distância mais tranquilo para todos.

Ajustando-se também às adversidades atuais, despoletadas pela pandemia, a Growappy permite aos educadores interagir com as crianças através de atividades síncronas ou assíncronas, e um conjunto de interações auxiliares onde poderão anexar documentos e elaborar questões para uma maior interatividade. “As famílias, por sua vez, poderão entregar os trabalhos das crianças de forma estruturada e organizada”, frisa Tiago Vidigal.

Além da ótima recetividade das escolas e das famílias, o reconhecimento por parte da comunidade tecnológica nacional também já bateu à porta dos jovens empreendedores. A Growappy ganhou, em outubro do ano passado, o prémio do concurso ‘Acredita Portugal’ , na categoria de ‘Educação’. De acordo com Nuno Gomes, este galardão trouxe muita visibilidade ao projeto. “Foi extraordinário vencer o maior concurso de empreendedorismo do país que contou com mais de 10 600 participantes. Vários meios de comunicação social quiseram conhecer a Growappy onde destacaram os aspetos inovadores e diferenciadores o que nos trouxe uma maior projeção junto das escolas e das famílias”, recorda o antigo aluno.

A prioridade para a equipa neste momento é, tal como refere Nuno Gomes, “consolidar a Growappy no mercado nacional e tornar-nos na plataforma de eleição na área da educação em Portugal”. Ainda assim, a inovadora plataforma já dá que falar além-fronteiras, e atualmente escolas em Cabo Verde já utilizam a plataforma. “Já iniciámos a internacionalização, sendo que é precisamente esta a nossa ambição futura – expandir a solução para mais países”, partilha o antigo aluno do Técnico.

Com o distanciamento que muitos antigos alunos identificam como necessário para serem capazes de identificar as mais-valias de  uma formação nesta Escola, Nuno Gomes afirma com toda a convicção que o “Instituto Superior Técnico faz dos seus alunos profissionais de excelência”, e sublinha que “são inúmeras as aprendizagens que nos transmitiu durante os anos que lá passámos”.  “Poderemos destacar desde as competências técnicas que nos possibilitaram desenvolver uma solução completa de forma autónoma, às competências denominadas de ‘soft skills’, como a criatividade para lidar com problemas complexos, resiliência para superar as adversidades e a importância da entreajuda na equipa que faz de nós uma verdadeira família”, colmata o antigo aluno.

A Growappy está também disponível para iOS e Android, e promete continuar a impactar de forma positiva a vida de milhares de pessoas, melhorando o processo de comunicação entre os agentes centrais da educação das nossas crianças e jovens.  O próprio nome da plataforma – que surgiu a partir da conjugação das palavras Grow (Crescer), com App (Aplicação) e Happy (feliz) –  lembra isso mesmo: a importância de um crescimento repleto de felicidade, sob o olhar atento e sincronizado de educadores e país.