A saúde e o design de mãos dadas

Através da experiência do professor José Colucci foi possível perceber como é que o design de serviços pode ajudar a transformar a área da saúde.

O professor José Colucci, diretor de Investigação e Desenvolvimento no Design Institute for Health e docente da University of Texas at Austin veio, esta segunda-feira, 27 de janeiro, ao Técnico, explicar como é que o design pode ser aplicado a problemas reais da saúde. Através da sua experiência na área, o orador da palestra promovida pelo American Corner@IST, demonstrou como é possível contornar variados problemas na área, melhorando a sua eficiência e os resultados conquistados, e sobretudo satisfazendo todos os intervenientes no processo.

Começando por partilhar o seu percurso profissional, e referindo alguns dos projetos que foi abraçando, o orador explicaria o porquê de ter aceite o desafio de se mudar para o Design Institute for Health. “Percebi que nesta instituição teria oportunidade de ter um impacto único na sociedade”, referiu. “A nossa missão é transformar a forma como a medicina funciona”, acrescentou de seguida.

Lembrando que a natureza das doenças mudou e que hoje convivemos com doenças diferentes que exigem um envolvimento muito maior das equipas de saúde, dos cuidadores e dos próprios doentes, o professor José Colucci sublinharia que é fulcral “valorizar a importância da saúde e o bem-estar da população, apostando na prevenção, em vez de priorizar o tratamento das doenças”. “Temos que passar para um sistema de saúde mais centrado nos seres humanos”, adicionou. Recorrendo a uma analogia acerca da forma como o controlo de um avião é feito de forma permanente, o docente da University of Texas at Austin frisava que o mesmo deverá ser feito na saúde, e nesse sentido o design e a tecnologia podem ser aliados muito importantes.

“Transformar a saúde através do design” é o objetivo da equipa do professor José Colucci, sendo este um propósito que se tem vindo a tornar cada vez mais uma realidade através dos projetos realizados nos últimos tempos. “Uma das coisas de que não nos podemos esquecer quando estamos a desenvolver este tipo de soluções na área da saúde é que um doente não quer usar algo que lhe lembre constantemente que tem uma doença” disse. Para o orador “uma ideia bem-sucedida é aquela que beneficia todos na cadeia: o paciente, o médico, os seguros, o governo e a indústria”. Ser capaz de o fazer, de desenhar serviços através de ideias é o grande desafio da saúde, e o design e a tecnologia farão diferença, como ficou bem saliente na palestra do professor José Colucci.