Campus e Comunidade

Academia de requalificação de competências tecnológicas conta com a parceria do Técnico

O programa remunerado pretende (re)qualificar recém-licenciados, mestres ou outros profissionais que procuram investir ou acelerar uma carreira na área de tecnologia e desenvolver competências digitais.

O Instituto Superior Técnico através da sua escola de formação avançada pós-graduada e profissional, o Técnico+, aliou-se à everis Portugal, à seguradora Fidelidade e à OutSystems no lançamento de um programa que pretende reconverter talento e formar especialistas em tecnologia OutSystems. A Academia Outsystems Everis & Fidelidade é um programa remunerado dirigido a recém-licenciados, mestres ou profissionais de outras áreas que estejam interessados em investir numa carreira tecnológica e em acelerar o conhecimento na tecnologia low-code da OutSystems, cuja adoção tem crescido exponencialmente a nível global.

A formação será composta por módulos teóricos e práticos, em regime remoto, lecionados pela everis, o Técnico+ e a OutSystems, e reforçada com vários eventos que promovam a colaboração e a celebração da conclusão das diferentes etapas que a compõem. A cargo do Técnico+ ficará a formação técnica de base proporcionando-se aos participantes a aprendizagem de conhecimentos básicos em Ciência da Computação e Engenharia Informática. Esta formação técnica de base, que se estenderá ao longo de 13 semanas, inclui cadeiras fundamentais que fazem parte do currículo dos cursos de Engenharia de Software e de Sistemas de Informação do Técnico+, e também seminários sobre temas relevantes.

Tiago Guerra, diretor Executivo do Técnico+, sublinha que “as organizações continuam a ter imensa dificuldade em recrutar profissionais para certas áreas de IT”, e evidencia que “a procura supera em muito a oferta nesta área e que as universidades, através das licenciaturas e mestrados, não têm capacidade para formar mais pessoas”. “É aqui que entram escolas como o Técnico+, que através de professores e investigadores do Instituto Superior Técnico, e de parcerias com organizações como a everis e a Fidelidade, preparam futuros profissionais nestas áreas-chave”, frisa.

Por sua vez, Nuno Castro, Head of Insurance da everis Portugal, salienta o orgulho “pelo lançamento deste programa de formação diferenciado, que oferece aos participantes uma oportunidade única para conhecerem desafios diferentes e um novo futuro”. E acrescenta: “Todos sabemos que a tecnologia é uma área em crescimento, com grande necessidade de talento e esta iniciativa vem ajudar-nos a resolver em parte esse problema, com a vantagem de nos permitir, enquanto país, fixar e reconverter talentos de grande potencial, com uma formação de qualidade e oportunidades de emprego em empresas de referência”.

Teresa Rosas, Head of IT da Fidelidade adiciona que “com a associação a este projeto, a Fidelidade pretende antecipar as tendências de mercado, na área da tecnologia e do digital, reinventar as formas de desenvolver talento especializado em áreas estratégicas e assim contribuir para o progresso das organizações – algo que faz todo o sentido no percurso que temos tido na tecnologia Outsystems, onde continuamos a ser, desde há bastantes anos, um dos principais players”.

O programa de formação intenso que terá a duração de 12 meses inclui ainda Formação Comportamental, Formação Técnica Especializada e, por fim, a integração em projetos OutSystems na Fidelidade.

Os custos de formação são totalmente suportados pelos promotores do programa– a everis e a Fidelidade –, que oferecem ainda uma bolsa durante o período de formação e a possibilidade de celebração de contrato de trabalho sem termo no final do estágio. Existem mais de 30 vagas disponíveis nesta primeira edição e as candidaturas podem ser feitas até ao dia 19 de março. O programa começa, em formato online, a 5 de abril.

Atualmente, mais de 120 universidades em todo o mundo oferecem treino em OutSystems e permitem que os seus alunos criem as suas próprias aplicações.