Novabase e Técnico renovam parceria

Protocolo prevê atribuição de duas Bolsas de Estudo e dois Prémios de Mérito a alunos da escola.

A Novabase e o Instituto Superior Técnico assinaram esta terça-feira, 29 de setembro, um protocolo que renova a presença da empresa tecnológica na Rede de Parceiros do Técnico. As duas entidades renovaram assim uma parceria que já dura há 3 anos e que tem sido pautada pelo sucesso e pelo desenvolvimento múltiplas iniciativas de forma conjunta. A cerimónia de renovação do protocolo realizou-se simbolicamente depois da entrega do Prémio de Mérito Novabase em Engenharia de Software, uma das iniciativas que resultam desta parceria e que tem como objetivo premiar o mérito dos alunos da escola.

Expressando o seu contentamento com esta renovação, o presidente do Técnico, Rogério Colaço, apontava a preponderância do programa de parcerias empresariais para a Escola. “Neste momento, a Rede de Parceiros do Técnico é muito importante, por várias razões, não só pelo aspeto financeiro, mas também porque é uma porta duplamente aberta do Técnico”, afirmava o docente.  “É uma porta que o Técnico abre à sociedade, às empresas, ao mundo, tornando útil e aplicável o conhecimento que criamos e a tecnologia que desenvolvemos. E, por outro lado, é uma porta através da qual os nossos parceiros podem usufruir da nossa capacidade de investigação, produção e desenvolvimento científico e tecnológico e contactar com o talento dos nossos alunos”, explicava o professor Rogério Colaço.

No seu discurso o CEO da Novabase partilharia o mesmo “entusiasmo e a alegria” com a extensão desta parceria por mais 3 anos  “A Novabase, embora seja uma empresa grande, escolhe muito criteriosamente as contribuições que faz deste tipo e, portanto, registo com muito agrado que ao fim destes anos de relacionamento, não só haja o reconhecimento do valor desta parceria,  como ainda seja duplicada a comparticipação que temos para oferecer ao Técnico e redobradas as iniciativas conjuntas”, declarava. Enquanto antigo aluno da escola, mas sobretudo enquanto líder de uma empresa que recruta muitos alumni do Técnico, o engenheiro João Nuno Bento vincava ainda a “gratidão por parte da Novabase pela qualidade das pessoas que vão sendo formadas aqui e que trabalham hoje connosco”.

O vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e as Operações, professor Pedro Amaral, encerraria a sessão, frisando o “triplo esforço e o empenho” com que o Técnico irá abraçar estes novos 3 anos “para que tudo corra bem e para que os próximos três sejam ainda melhores do que estes”.

Esta renovada parceria abrange três campos principais, o primeiro dos quais é o reforço da ligação da tecnológica aos jovens talentos” que saem do Técnico, apoiando-os na abordagem e nos primeiros passos no mercado de trabalho.

À semelhança do que já acontecia no protocolo anterior, também nos próximos três anos está previsto o apoio à equipa de Formula Student do Técnico, FST Lisboa, que este ano irá, para além de construir e competir com um novo carro elétrico, desenvolver o seu primeiro carro com condução autónoma.

A empresa tecnológica irá também atribuir duas Bolsas de Estudo anuais para alunos de mestrado. Além do prémio de mérito que já era atribuído aos alunos da unidade curricular de Engenharia de Software, passará a ser entregue outro, no âmbito de uma disciplina ainda a definir.

O apoio da Novabase ao equipamento e operação de um laboratório de computadores para uso dos alunos do da escola é outro dos aspetos contemplados no novo protocolo.

A empresa é líder nacional na área de Tecnologias de Informação, estando cotada na Euronext Lisbon desde 2000. Em 2019, a Novabase alcançou um volume de negócios de cerca de 120 milhões de euros, mais de metade realizados fora de Portugal. Com escritórios em Espanha, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Angola e Portugal, a tecnológica conta com o talento e a dedicação de 1800 colaboradores de diversas nacionalidades. Em 2017, foi uma das primeiras empresas a integrar a Rede de Parceiros do Técnico.