Acesso ao Ensino Superior: Técnico disponibiliza um total de 1575 vagas

O Instituto Superior Técnico tem mais 49 vagas do que no ano anterior. As candidaturas ao concurso nacional de acesso ao ensino superior estendem-se até dia 20 de agosto.

Arrancou na passada sexta-feira, 6 de agosto, a 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público (CNAES) 2021/2022. O número de vagas no Instituto Superior Técnico volta a aumentar, e a Escola apresenta-se a este concurso com 1575 vagas nas mais variadas áreas da Engenharia, mais 49 do que no ano anterior.

Os cursos da Escola que beneficiam deste aumento são aqueles que registaram no ano passado as médias de entrada mais altas: Engenharia Aeroespacial, Engenharia Física e Tecnológica, Matemática Aplicada e Computação, Engenharia Biomédica e Engenharia Informática e de Computadores (Alameda). A esta lista junta-se ainda o curso de Engenharia e Gestão Industrial no campus do Taguspark, também muito procurado por alunos com média superior a 17 valores (1.ª opção).

Engenharia Aeroespacial é o curso que regista o maior aumento de vagas face ao ano letivo transato, contando com 120 vagas (mais 10 do que no anterior), seguido de Engenharia Física e Tecnológica com 92 vagas (mais 9). Os cursos de Engenharia Biomédica, Engenharia Informática e de Computadores e Engenharia e Gestão Industrial somam, cada um, mais 8 vagas. Por sua vez, Matemática Aplicada e Computação poderá este ano receber mais 6 alunos, dispondo de um total de 52 vagas.

No total, as instituições de ensino superior universitário e politécnico públicas nacionais disponibilizam 52.242 vagas para o CNAES 2021/2022, significa um aumento de 834 vagas face àquelas que foram fixadas no arranque do concurso do ano passado e o valor mais elevado desde 2013.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) é a instituição com mais lugares disponíveis (7248), seguida das congéneres do Porto (4406) e de Coimbra (3296), do Instituto Politécnico do Porto (3032) e da Universidade do Minho (2928).

A candidatura ao CNAES deve ser apresentada através do sistema online disponibilizado no site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES)Para acederem ao sistema de candidatura, os candidatos podem utilizar a autenticação com o cartão de cidadão ou Chave Móvel Digital (CMD).

Fim dos mestrados integrados na área de engenharia

O CNAES 2021/2022 fica marcado pelo fim dos mestrados integrados em Portugal nas áreas de engenharia e psicologia. Na oferta formativa do Técnico resta apenas 1 mestrado integrado em Arquitetura. Os diplomados destas formações passam a ter que fazer um mestrado de 2.º ciclo posteriormente.

Para além de agarrar o desafio de transitar os seus cursos integrados para um modelo de 3+2 (três anos de licenciatura e dois de mestrado), o Técnico aproveitou também para reformular o seu modelo de ensino, tornando os seus planos curriculares mais multidisciplinares, flexíveis, permitindo aos alunos e alunas frequentar unidades curriculares das áreas de humanidades, artes e ciências sociais, que complementarão a sólida formação de base em ciências da engenharia.

Número de Vagas por curso:

• Engenharia Civil – 129 vagas;
  • Engenharia de Materiais – 25 vagas;
  • Engenharia do Ambiente – 31 vagas;
  • Engenharia Informática e de Computadores (Alameda) – 178 vagas;
  • Engenharia Mecânica- 160 vagas;
  • Engenharia Química -75 vagas;
  • Arquitetura- 47 vagas;
  • Matemática Aplicada e Computação – 52 vagas;
  • Engenharia Biomédica – 87 vagas;
  • Engenharia Biológica – 61 vagas
  • Engenharia Naval e Oceânica – 30 vagas;
  • Engenharia Eletrotécnica e de Computadores – 220 vagas;
  • Engenharia Aeroespacial – 120 vagas;
  • Engenharia Física e Tecnológica – 92 vagas;
  • Engenharia de Minas e Recursos Energéticos – 20 vagas;
  • Engenharia de Telecomunicações e Informática – 55 vagas;
  • Engenharia e Gestão Industrial – 69 vagas;
  • Engenharia Informática e de Computadores (Taguspark) – 90;
  • Engenharia Eletrónica – 34 vagas.

Tendo em conta as atuais condições impostas pela pandemia de COVID-19, todos os candidatos deverão ter acesso à Chave Móvel Digital (CMD), associada ao seu Cartão de Cidadão, de forma a que, em caso de colocação, possam realizar de forma simples a sua inscrição no Técnico. A CMD pode ser solicitada no portal autenticação do Governo, podendo a sua ativação demorar algumas semanas, sendo por isso essencial que este pedido seja realizado com a devida antecedência relativamente à data prevista de publicação dos resultados do CNAES.

Na página Bem-Vindo ao Técnico os futuros alunos poderão encontrar todas as informações necessárias sobre como fazer a matrícula e saber mais sobre todo o processo de acolhimento.