Antigas alunas do Técnico entre as Portuguese Women In Tech 2021

Cristina Dias, Mariana Santos Silva e Joana Pinto integram o grupo de vencedoras, distinguindo-se em diferentes categorias.

A comunidade de alumnae do Técnico é feita de mulheres inspiradoras, e três delas acabam de ser distinguidas com os prémios Portuguese Women In Tech (PWiT Awards 2021)Cristina Dias, Mariana Santos Silva e Joana Pinto fazem parte do leque de vencedoras anunciadas esta quarta-feira, 14 de julho. No total, mais de uma dezena de mulheres foram distinguidas nas 14 categorias a votos, focadas nos domínios da inovação, transformação digital e ativismo.

Cristina Dias, antiga aluna de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e atualmente Senior Tech Consultant na Deloitte foi a vencedora da categoria de “Systems and network engineer by Cisco Portugal”. Antes de ingressar na consultora, em setembro de 2017, a engenheira passou pela Vodafone e NAV Portugal. Na Deloitte já desempenhou o cargo de engineering analyst e tech consultant, tendo sido promovida em setembro do ano passado.

Na categoria “Data & Analytics Expert by Bosch Portugal” destacou-se uma outra colaboradora da Deloitte: Mariana Santos Silva. A antiga aluna de Engenharia de Redes de Comunicação e de Informação no Técnico, é atualmente senior manager na consultora, onde está desde setembro de 2008.

A empreendedora Joana Pinto, antiga aluna de Engenharia Biomédica e cofundadora e CEO da Clynx, destacou-se na categoria “Founder / Co-Founder by OLX Group”. A alumna é uma das 4 mentes do Técnico por trás da startup que tem dado que falar no mundo da fisioterapia, ao tornar a experiência das sessões mais agradável para os pacientes através de exercícios feitos num ambiente de videojogo. A plataforma Motiphy está disponível para fisioterapeutas a nível Nacional, podendo ser usada em clínicas ou na própria casa do utente. A startup nasceu na Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico – JUNITEC, onde Joana Pinto foi project manager. Antes de criar este projeto de sucesso, a engenheira foi professora na Happy Code Portugal e junior research fellow no Instituto de Telecomunicações (IT).

Além destas três premiadas, há mais motivos para a comunidade do Técnico celebrar, uma vez que a startup vencedora da categoria “Best Startup in Portugal started by a Woman” foi a Sensei, a empresa fundada por um docente e três alumni do Técnico que já está a revolucionar o negócio do retalho. Joana Rafael, antiga aluna de mestrado e doutoramento do Técnico, é uma das fundadoras e também Chief Operating Officer (COO) da startup que criou uma tecnologia inovadora que permite automatizar as lojas físicas, possibilitando aos clientes fazerem compras de forma mais rápida e conveniente.

Lançados em 2018, estes prémios da comunidade Portuguese Women in Tech pretendem dar visibilidade às mulheres e ao trabalho que desenvolvem em tecnologia, inspirando as gerações que se seguem.

Ao longo de três meses, os PWIT Awards passaram por diferentes momentos. As cinco mulheres mais nomeadas por categoria passaram à primeira fase de votação que decorreu até 25 de junho, e de onde saíram as 3 finalistas de cada categoria que continuaram a votações até esta semana. A celebração das mulheres que se destacam na tecnologia em Portugal prossegue no dia 17 de julho com um evento online.