Alumnus do Técnico eleito como um dos melhores engenheiros com menos de 40 anos

A distinção foi dada pela revista norte-americana Consulting-Specifying Engineer, num prémio que raramente é atribuído a engenheiros europeus.

Tiago Ribeiro fez parte de projetos que englobaram a análise de mais de 150 estruturas em 20 países diferentes. A engenharia de estruturas é a sua área de especialização e “é o que está por trás do projeto e planeamento dos edifícios e infraestruturas físicas que nos rodeiam”, refere. Especialidade com pouca visibilidade enquanto tudo corre bem, mas não menos importante na área de do saber, no ramo da engenharia civil. Ainda assim, é uma das áreas que, segundo o engenheiro, tem evoluído radicalmente nos últimos anos, mas exige uma constante atualização e formação contínua, de modo a manter a amplitude de conhecimentos no topo.

Projetista de estruturas há quase quinze anos e sócio da TAL Projecto – Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia, Lda, Tiago Ribeiro tem sempre tentado complementar o seu trabalho diário com “o estudo intenso de saberes, que são fundamentais para prestar o melhor serviço possível aos meus clientes”, esclarece.

Ser considerado um dos 40 melhores engenheiros com menos de 40 anos “foi, antes de mais, uma enorme surpresa”, avança, até porque o prémio 40 Under 40 Winners raramente é atribuído a europeus. Ainda assim, o jovem engenheiro reconhece que a distinção é gratificante, “não porque ache que sou efetivamente um dos melhores engenheiros, mas porque um reconhecimento como o presente sugere que tenho feito algumas coisas acertadas na minha carreira profissional.”

Mas há muito mais sobre Tiago Ribeiro para revelar. O engenheiro fez parte da equipa galardoada com o European Steel Design Awards 2011, escreveu um livro, produziu software de engenharia, deu aulas contribuindo para a disseminação do conhecimento em diversos cursos universitários. Esteve ainda envolvido em programas de pesquisa internacionais e orientou e examinou teses de mestrado.

Participa da Subcomissão 8 (Eurocode 8) do CT115, um conjunto de Normas Europeias relativas ao projeto de estruturas para resistência aos sismos “constituída, em março de 2017 por 45 vogais, incluindo investigadores do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), professores das principais faculdades de engenharia do país, projetistas de renome, representantes das associações empresariais do setor da construção e de entidades públicas promotoras das grandes obras”, segundo refere a nota prévia do LNEC.

Foi membro do conselho disciplinar da região sul da Ordem dos Engenheiros. Recebeu uma menção honrosa no âmbito da 29ª edição do Prémio Inovação Jovem Engenheiro (PIJE), em 2019, relativamente à coautoria do trabalho “Conversão de plataformas petrolíferas fixas em parques eólicos em ambiente oceânico.” Escreveu inúmeros artigos e relatórios técnicos.

Tiago Ribeiro revela estar feliz com um reconhecimento como este, “por se tratar de um prémio que avalia, para além da componente profissional e académica, aspetos relacionados com o serviço prestado à comunidade em que o nomeado se insere.”