O antigo aluno do Técnico, Nuno Leal, foi pelo segundo ano destacado pela revista especializada “Airline Economics” como um dos 40 profissionais, com menos de 40 anos de idade, que se destacam no setor da aviação mundial. O alumnus já fora nomeado em 2019, e além de repetir o feito é agora também apontado pela publicação como um profissional “Highly Commended”, devido ao trabalho levado a cabo na TAP ao longo dos últimos anos.
A aposta em novos aviões, mais eficientes e menos poluentes, e a melhoria do produto oferecido aos passageiros que se verificou ao longo dos tempos de gestão privada da transportadora foram fatores de peso para a distinção do antigo aluno. Além disso, a prestação de Nuno Leal no último ano de trabalho na companhia aérea portuguesa foi também considerada, “um período marcado por uma enorme contração de mercado”, devido à pandemia, e no qual a TAP tal como todas as outras companhias aéreas, impedidas de voar, sofreu brutalmente.
“Como antigo diretor da frota da TAP Air Portugal, Nuno Leal liderou a transformação da frota da companhia aérea”, pode ler-se no texto sobre o percurso do antigo aluno que acompanha a publicação desta listagem. “Em 2020, Nuno liderou a equipa que renegociou os contratos de aquisição de aviões da TAP, reestruturou a dívida da frota, definiu e implementou um programa de redução de aeronaves para adaptação à realidade atual e futura”, referem mais à frente. O antigo aluno é mesmo descrito pelos líderes da indústria como “nada menos do que excecional”, e considerado um “elemento crítico para ajudar a TAP a sobreviver à crise”.
Ao fim de 14 anos na TAP, o gestor deixou a companhia em fevereiro de 2021, assumindo o cargo de conselheiro sénior para a World Star Aviation (baseada em Londres, mas com um novo escritório em Lisboa). Além disto, o antigo aluno é também consultor da Plane View Partners (baseada nos EUA), e docente do mestrado de Operações de Transporte Aéreo no ISEC Lisboa.
Para a construção desta listagem a prestigiada publicação do setor aeronáutico seleciona anualmente o grupo de profissionais da área com menos de 40 anos que mais se destacaram na indústria no ano anterior, na sequência de uma extensa auscultação de cobertura mundial ao mercado da aviação comercial. De acordo com a Airline Economics, “todos os 40 membros da lista final receberam 320 nomeações no total, sendo mais de 80% das nomeações de clientes. Além disso, este ano, pela primeira vez, o equilíbrio de género melhorou substancialmente, com as mulheres a representarem 45% da lista”.