Aluno de doutoramento do Técnico distinguido nos Emirados Árabes Unidos

Tiago Caldeira foi um dos galardoados na 6.ª edição do “Prémio de Excelência Governamental Mohammed Bin Rashid”.

Tiago Caldeira, doutorando no Instituto Superior Técnico, acaba de ser distinguido como um dos 10 melhores funcionários na categoria de “Funcionário do Futuro”, na 6.ª edição do “Prémio de Excelência Governamental Mohammed Bin Rashid”, instituído em 2009 por Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos (E.A.U) e governante do Dubai. A divulgação dos premiados aconteceu recentemente na “Expo 2020 Dubai”.

O prémio, promovido no âmbito do Programa de Excelência Governamental Sheikh Khalifa (SKGEP), visa incentivar as instituições do governo a servir melhor a sociedade dos Emirados Árabes Unidos em todos os níveis e desenvolver as competências necessárias para impulsionar e motivar os princípios de excelência dos funcionários governamentais.

Tendo como potenciais concorrentes as mais de 500.000 pessoas atualmente a trabalhar no sector público dos Emirados Árabes Unidos, Tiago Caldeira foi proposto ao concurso pelo Higher College of Technology, Dubai. O aluno do Técnico liderava a equipa da incubadora de base tecnológica da Universidade, onde diretamente apoiou a visão do país de criar a próxima geração de empreendedores dos Emirados, através do lançamento de mais de 100 startups locais ao longo dos últimos 2 anos.

Depois de ultrapassar as sucessivas etapas concursais, com entrevistas e apresentações, Tiago Caldeira foi selecionado para a fase final, sendo distinguido como um dos 10 melhores “Funcionários de Futuro”, do governo, juntamente com pessoas ligadas às agências espacial e nuclear, à genética, às telecomunicações, aos organismos ligados às alterações climáticas, à inteligência artificial, à inovação e empreendedorismo. O aluno do Técnico foi o único estrangeiro nesta categoria específica, e o único europeu a ser distinguido em todo o governo.

O prémio inclui 13 categorias dentro das condecorações do Primeiro-Ministro e pretende homenagear pessoas ilustres que representaram um bom exemplo para a equipa de trabalho do governo, nos últimos três anos. Cerca de 60 assessores dos Emirados e 120 assessores internacionais estiveram envolvidos na seleção dos vencedores.

Após concluir o mestrado em Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Coimbra, Tiago Caldeira aceitou o desafio internacional de trabalhar no estrangeiro. Há dez anos nos Emirados Árabes Unidos foi na Khalifa University de Abu Dhabi que o doutorando do Técnico iniciou o seu percurso profissional, estando encarregue do Laboratório de Robótica.

Liderou equipas de várias nacionalidades em empresas e departamentos governamentais da área da educação, tecnologia e inovação, tendo, entre outros, sido o formador da mais premiada equipa dos E.A.U. no WorldSkills 2017. Atualmente, Tiago Caldeira é Chief Operating Officer na Pulse.

A aluno mantém a estreita ligação a Portugal, ao Técnico onde frequenta o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, e à sua terra natal, a Guarda, ministrando com regularidade formações online em robótica e programação, dirigida aos jovens da Associação Desenvolver o Talento (ADoT).