Melhor aluno da Unidade Curricular de Redes e Serviços de Internet distinguido pela Cisco

Pedro Martins, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, obteve a classificação final de 19 valores e tornou-se o 1.º vencedor deste galardão.

Agarrando nas palavras de Claudia Kittredge, Senior Director of Lisbon CX Center,  parece de facto que “foi ontem” que o Técnico e a CISCO se reuniram para oficializar a ligação da empresa à Rede de Parceiros. A verdade é que já passaram quase dois anos e a parceria ganhou força num conjunto de iniciativas, uma das quais o Prémio de Mérito Cisco em Redes e Serviços de Internet.  O vencedor da 1.ª edição do galardão é Pedro Martins, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, que terminou a unidade curricular com a classificação de 19 valores, e arrecadou assim o prémio monetário de 1310 euros.

Para além de Claudia Kittredge e do estudante galardoado, a cerimónia digital, que decorreu esta segunda-feira, 3 de maio, contou com a presença do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral, do presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), professor José Santos-Victor, e ainda responsável pela Unidade Curricular, o professor Paulo Pereira.

Ao abrir a sessão, o presidente do Técnico dirigiu uma palavra de apreço à Cisco Systems Portugal por esta parceria e por esta iniciativa, congratulando o aluno distinguido pela “fantástica nota” e pelo prémio que lhe distingue a excelência.

Claudia Kittredge fez questão de destacar o orgulho no progresso desta parceria, lembrando que o que levou a empresa a criar o centro de experiência do cliente em Portugal foi exatamente o potencial que reside no nosso país e vincando que é também sobre isto que se trata esta sessão e este prémio “o talento”.  Referindo que desde que a parceria teve início, a CISCO já recrutou 14 graduados do Técnico, a diretora realçou que este é um número que pretendem aumentar. “Temos cerca de 150 engenheiros que contratámos ao longo dos últimos anos. São principalmente engenheiros de consultoria e técnicos, estão em áreas como serviços profissionais, assistência técnica e costumer sucess”, referia, sublinhando o protagonismo da empresa nas áreas em que atua. Terminando como começou, Claudia Kittredge frisou o entusiasmo em relação à parceria e ao seu potencial de crescimento. “Esperamos continuar a solidificar esta parceria e a recrutar mais alumni do Técnico à medida que continuamos a crescer, a expandir a nossa pegada”.

A felicidade e o orgulho que invadiam o premiado estavam estampados no seu sorriso. Na sua intervenção, Pedro Martins dirigiu um “agradecimento especial” à Cisco Systems Portugal por esta iniciativa que motiva os alunos a “trabalhar, não 100%, mas 101 ou 102%”.  “Sou eu nesta posição, mas poderia ser qualquer aluno do Técnico, porque a Escola tem excelentes alunos que trabalham muito e dão o seu melhor”, vincou. O estudante não esqueceu o papel e “toda a disponibilidade” do professor Paulo Pereira e de todo o apoio dos colegas da Academia Militar.

Ainda no âmbito deste prémio, o DEEC recebe uma doação para a melhoria da qualidade de ensino, no valor 873,33 euros. Um gesto que o professor José Santos-Victor fez questão de agradecer e exaltar, agradecendo a todas as pessoas e instituições que tornam esta iniciativa possível. A principal menção teve como foco a Cisco “uma empresa de referência” numa “área que é muito importante para o nosso departamento, para a nossa investigação, e na formação que damos aos nossos estudantes”, realçou o presidente do departamento.  “As tecnologias de rede são, na realidade, um dos nossos programas estratégicos, que temos vindo a desenvolver mais particularmente nos últimos anos, e sentimo-nos encorajados e desafiados por esta colaboração com a Cisco”, sublinhou. “Por isso esperamos poder continuar a fazê-lo durante muitos anos e torná-lo mais profundo e forte a cada ano”, adicionou.

Salientando o orgulho nestas ações que premiam o mérito dos estudantes do Técnico, e agradecendo à Cisco por se associar a esta iniciativa, o professor Pedro Amaral evidenciava “o bom trabalho que em conjunto com a Cisco estamos a fazer, desafiando os estudantes e levando-os a ter estes resultados”. Ao aluno distinguido, o vice-presidente do Técnico lembrou que este prémio é algo que poderá “recordar para o resto da vida” e que lhe poderá abrir “portas para no futuro” algo que acima de tudo o deve encher de orgulho. “Penso que estes prémios de mérito são realmente muito importantes para todos nós, os estudantes têm sobressaído, esforçam-se em progredir e fazer mais coisas”, colmatou o vice-presidente do Técnico partilhando o desejo de ver este tipo de iniciativas aumentar.