Aluno de Engenharia Biológica recebe Prémio de Mérito Bondalti/ Fundação Amélia de Melo

João Pedro Saavedra foi o vencedor da primeira edição deste galardão que distingue o melhor aluno das unidades curriculares de Química/ Química I.

O Prémio de Mérito Académico Bondalti/ Fundação Amélia de Melo foi entregue, pela primeira vez, esta quarta-feira, 22 de maio, a João Pedro Saavedra, aluno do mestrado integrado em Engenharia Biológica, e na sequência da frequência da unidade curricular Química I. A cerimónia de entrega do galardão contou com a presença da professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para os assuntos académicos, a professora Teresa Duarte, presidente do Departamento de Engenharia Química, e os representantes das entidades mecenas, o Dr. Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Melo (FAM), e o Dr. André de Albuquerque, administrador executivo da Bondalti.

“Estes prémios são extremamente importantes para os nossos alunos porque os motiva, e os faz creditar no mundo que os rodeia, nos valores da sociedade, no reconhecimento que chega com o trabalho árduo”, começava por destacar a professora Fátima Montemor. Ao agradecer o mecenato implícito a este galardão, a vice-presidente do Técnico realçou ainda as fortes ligações do Técnico à FAM ao longo dos tempos  e que com estas ações se fortalecem.

Também a professora Teresa Duarte fez questão de expressar a gratidão do DEQ face a este prémio, e aproveitou a ocasião para dar a conhecer um pouco mais do departamento através de uma breve apresentação. Partilhando a essência e objetivos das unidades curriculares visadas por este prémio, a docente declarava que este galardão “homenageia e reconhece o valor desta unidade curricular na formação dos alunos do Técnico”.

Os representantes da FAM e da Bondalti proferiram também algumas palavras que serviram para dar a conhecer as linhas de ação das entidades e os projetos que têm encabeçado ou se preparam para lançar. Também a ligação com o Técnico e a satisfação por detrás deste prémio de mérito foram salientadas. “A Fundação Amélia de Melo tem um enorme orgulho na sua história e o Técnico tem tido o papel fundamental na mesma”, sublinhava o Dr. Jorge Quintas.“O Técnico tem um papel fundamental formação dos nossos jovens, destacando-se quer a nível nacional quer internacional, e por isso é com muito gosto que mantemos esta ligação ativa com a escola”, realçava, por sua vez, o Dr. André Albuquerque.

João Pedro Saavedra receberia depois o cheque, no valor de 1290 euros, pelas mãos da professora Fátima Montemor. “Tenho a certeza de que o mundo estará em muito melhores mãos no futuro porque estará em mãos como as tuas”, soltava a vice-presidente do Técnico. O galardoado fez também os seus agradecimentos aos mecenas e aos docentes por todos o apoio dado ao longo das aulas. “Gostei muito de tudo o que aprendi ao longo das aulas de Química I e espero continuar a aprender ao longo do meu percurso no Técnico”,  “Sem dúvida que este prémio é um estímulo para isso”, salientava por fim.

No seguimento deste apoio ao ensino foi também entregue um prémio de mérito ao DEQ para melhoria do ensino e aprendizagem, no valor de 860 euros.