Aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores vence prémio de mérito BCG

Para além de Rui Daniel que venceu o galardão, foram entregues várias menções honrosas que assinalaram o desempenho excecional de mais seis alunos.

Rui Daniel, aluno de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, foi o grande vencedor de mais uma edição do galardão através do qual a Boston Consulting Group (BCG) reconhece o melhor aluno da unidade curricular (uc)de Gestão.  A cerimónia de entrega do Prémio de Mérito Best in Class BCG decorreu em formato digital na passada sexta-feira, 27 de novembro, e além do aluno vencedor foram ainda distinguidos mais 6 alunos que também registaram um desempenho excecional na disciplina.

“Estes prémios são extremamente importantes porque reconhecem o mérito e o esforço empreendido durante um semestre inteiro e porque reconhecem e incentivam o talento e a procura de bons resultados”, começava por destacar o vice-presidente do Técnico para as Ligações Empresariais e Operações, professor Pedro Amaral. O vice-presidente do Técnico sublinharia também a relevância da unidade curricular de gestão na construção de valências essenciais na vida de um futuro engenheiro. “Toda a gente sabe que um engenheiro gosta de Gestão e revela-se sempre um bom gestor, mas também só é um bom gestor se souber e conhecer muito bem as ferramentas que tem ao seu dispor”, acrescentou. Agradecendo o apoio por parte da BCG na entrega deste prémio de mérito, o professor Pedro Amaral terminaria a sua intervenção sublinhando a honra nesta parceria consolidada com a consultora.

Isabel Reis BCG, Partner e responsável pela área de recrutamento da BCG, também sublinharia “o privilégio enorme poder ter uma parceria com o Técnico, uma ligação que espero que continue por muitos anos”. Felicitando os alunos vencedores, a consultora partilharia o seu gosto em trabalhar com engenheiros, assinalando que “quando estes são convertidos em consultores se revelam profissionais de excelência”. Isabel Reis aproveitaria a sua intervenção para lançar o desafio aos alunos distinguidos para se juntarem ao grupo: “Na BCG continuamos a recrutar, temos objetivos muito ambiciosos, continuamos a crescer e, portanto, quanto mais perto estivermos desta fantástica escola e destes fantásticos alunos melhor é para nós”.

O prémio atribuído diz respeito ao ano letivo de 2019/2020, um ano atípico que ficou marcado pelas mudanças a ritmo veloz que tiveram que ser feitas no ensino. O professor João Oliveira Soares, docente responsável da uc de Gestão realçaria essas mesmas dificuldades, elogiando a forma como alunos e docentes se adaptaram a estas novas e distintas circunstâncias.  Relativamente, ao processo de seleção do vencedor deste galardão, o docente do Departamento de Engenharia e Gestão partilharia que houve vários alunos empatados com a nota 20. “Resolvemos por isso que o desempate seria feito através do desempenho dos alunos a todas as cadeiras até à data da decisão”, esclarecia.  “Esperamos que Gestão não sendo a área central dos vossos cursos vos tenha agradado. Considero ser uma área que vos vai ser muito útil no futuro”, partilhava, de seguida, o docente do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG).

Rui Daniel distinguido com um prémio monetário de 1300 euros, manifestou a sua felicidade e orgulho com este galardão. “Muito obrigada à BCG por este reconhecimento que dá aos alunos e pela forma como este reconhecimento estimula e nos motiva ao longo do semestre a trabalhar cada vez mais e melhor”, afirmou o estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. “Quero também agradecer a todo o corpo docente da unidade curricular de gestão pelo esforço prestado ao longo do último semestre que foi tão difícil”, adicionou. Para o aluno é inequívoca a importância da uc de Gestão para os “os futuros engenheiros e membros do mercado de trabalho pelos conhecimentos acerca das empresas e das organizações que nos transmite e ajuda a consolidar”.

Para além de Rui Daniel, houve ainda tempo para entregar menções honrosas a mais 6 alunos brilhantes:  Inês Quinteiro de Sá, aluna de Engenharia Biomédica, João Ferreira, aluno de Engenharia Aeroespacial, Mariana Albino, aluna de Engenharia Biológica, Mariana Nunes estudantes de Engenharia Biomédica, Tiago Guerreiro, aluno de Engenharia Aeroespacial e Miguel Martinho, estudante de Engenharia Mecânica.

Ainda no âmbito deste prémio, são também entregues 887 euros ao DEG para melhoria das condições de ensino e aprendizagem.