Antigo aluno integra novamente lista de talentos mundiais com menos de 25 anos

Luís Rita é um dos 25 Top Talents distinguidos pela IFSA Network.

Pelo segundo ano consecutivo, Luís Rita, antigo aluno Técnico, volta a ser destacado como um dos maiores talentos jovens com menos de 25 anos. Desta vez a distinção é feita pela ISFA Network a maior organização financeira dirigida por estudantes que liga as universidades e os atores financeiros de maior prestígio.  Depois de  no ano passado, ter sido ser eleito como um dos “Top Talents Under 25”, o aluno integra a lista de 25 jovens talentos distinguidos pela iniciativa “25 Under 25”.

“Estar em 2020 na lista de 40 Top Talents Under 25 e, este ano, nos 25 Under 25 do IFSA é, sem dúvida, uma razão de muito orgulho”, partilha Luís Rita. “Estar nesta lista a par de mais 24 jovens envolvidos em projetos com um impacto global e, genuinamente interessados em melhorar as vidas dos que os rodeiam, transmite um sentimento de pertença”, complementa o antigo aluno. Consciente do significado e importância deste prémio, Luís Rita afirma que “o futuro passa agora por redobrar esforços para garantir que o esforço passado foi bem investido e que os resultados chegam a todos da forma mais justa e ambientalmente sustentável possível”.

Para o antigo aluno a atribuição deste prémio deve-se sobretudo a esta articulação entre a academia e a indústria que tem pautado a sua carreia. “Existe uma diferença significativa entre os objetivos ao nível da academia e indústria. Enquanto que a primeira tem um foco grande em inovação, na segunda, a rapidez de desenvolvimento e benefícios a curto prazo têm um papel muito importante”, refere Luís Rita. “O facto de existir uma forte sobreposição entre o meu doutoramento em Medicina Computacional no Imperial College London e a CycleAI acabou por facilitar a conciliação destas duas atividades. A Inteligência Artificial é a base de ambos os projetos” destaca.

A iniciativa da ISFA contou com um número esmagador de candidaturas de indivíduos brilhantes de todo o mundo. “Estes 25 jovens empreendedores, através dos seus diversos esforços numa multiplicidade de domínios, têm conseguido conquistar um lugar único para si próprios. As suas histórias de sucesso refletem a paixão e o esforço incansável que estiveram por detrás daquilo que alcançaram hoje. Estas são pessoas que foram além de fazer apenas o mínimo, pessoas que trilharam o caminho menos percorrido”, pode ler-se no texto que acompanha a listagem que além de dar a conhecer o sucesso que tem dominado o percurso destes 25 jovens, procura inspirar outros talentos “a não desistir das suas aspirações e manter viva a sua paixão”.

Um ano repleto de conquistas

O ano de 2020 acabaria por ser muito importante no percurso de Luís Rita. Além da distinção como um dos Top Talents Under 25, o antigo aluno completou o seu mestrado em Investigação Biomédica (Ciência de Dados) no Imperial College London.  A divulgação da distinção como um dos jovens mais talentosos com menos de 25 anos possibilitaria o estabelecimento de uma parceria profissional de sucesso da qual resultou a criação de uma promissora startup. “O Miguel Peliteiro – cofundador da CycleAI – tomou conhecimento do trabalho em segurança rodoviária que tinha desenvolvido. Tendo ele sido vítima de um acidente de bicicleta recentemente e eu estando a trabalhar numa solução para que estes ocorram cada vez menos, fundámos a CycleAI”, recorda o alumnus.

Sobre a evolução deste projeto que promete empoderar e lutar pela segurança dos utilizadores de bicicletas, o antigo aluno revela que no site do projeto já estão identificados “vários pontos arriscados que identificámos na cidade de Lisboa”. “Agora, desenvolveremos um planeador de rotas que pela primeira vez se baseará numa medida analítica de segurança e que integrará as ciclovias da cidade”, partilha.

Além desta distinção individual, Luís Rita prepara-se para receber em breve outro reconhecimento, desta vez atribuído à Cycle.AI. A startup conquistou o Prémio Nacional da “Mobilidade em Bicicleta”, na categoria Inovação, atribuído pela Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).