Antigos alunos assinam teses de mestrado premiadas pela REN

O 3.º prémio e as duas menções honrosas da categoria "teses de mestrado" foram entregues a estudantes de Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do Técnico.

Três das cinco teses de mestrado distinguidas pelo Prémio REN 2021 têm a rubrica de antigos alunos do Instituto Superior Técnico. Nassir Cassamo arrecadou o 3.º prémio desta categoria, no valor de 10 mil euros, e Tiago Lucas e Inês Gaspar conquistaram as duas menções honrosas atribuídas pelo júri do galardão, com um valor pecuniário de 2.500 euros cada.

A tese de mestrado em Engenharia Mecânica de Nassir Cassamo, intitulada “Aplicação do Modelo de Controle Preditivo na direção das esteiras: abordagem de decomposição do modo dinâmico Koopman”, valeu-lhe um lugar no pódio das melhores teses de mestrado. O alumnus do Técnico assume que “não poderia estar mais grato e lisonjeado por este reconhecimento”. “Fico muito feliz ao saber que aquilo que esta tese investigou e incidiu tem valor acrescentado e que é visto como sendo relevante e impactante para a comunidade científica e sociedade em geral. É um enorme sentimento de realização e de conquista pessoal”, adiciona, em seguida.

O foco do trabalho premiado é o tópico de Controlo de Quintas Eólicas fazendo uso de novas metodologias com base apenas em dados (data-driven modelling).  O antigo aluno procurou estudar uma forma de minimizar os efeitos que as sombras das turbinas eólicas têm na eficiência dos parques. “Hoje, as turbinas eólicas são agrupadas offshore -afastadas da costa, no mar- já que o vento sopra a velocidades mais elevadas e é possível poupar custos em instalação e manutenção. No entanto, ao agrupar as turbinas, estas irão interagir de forma aerodinâmica, ou seja, quando a primeira fila de turbinas extrai energia as restantes irão produzir menos do que seria expectável ao operar individualmente. Torna-se assim necessário otimizar o parque eólico como um todo ao invés de otimizar ao nível individual”, explica Nassir Cassamo.

Na tese conclui-se que os algoritmos usados, e as variações desenvolvidas e aplicadas na tese, permitem modelar o comportamento altamente não linear da interação aerodinâmica de uma forma simplificada e simultaneamente precisa.  “Além disso, o valor acrescentado destes modelos é posto em evidência, já que permite decompor a interação aerodinâmica em diferentes partes e melhor compreender a física por detrás do problema. Por fim, prova-se que é possível fazer uso destes modelos para criar controladores, que são nesta tese usados num simulador de parques eólicos de alta fidelidade onde as duas turbinas colaboram então em tempo real para maximizar a produção energética”, destaca o antigo aluno que trabalha, hoje em dia,  na TNO, uma empresa holandesa de investigação com aplicações comerciais.

Outro dos vencedores é também antigo aluno de Engenharia Mecânica. Tiago Lucas conquistou uma das menções honrosas entregues pela REN. O alumnus, que atualmente exerce funções como engenheiro de Laboratório e Desenvolvimento na Bosch Termotecnologia, em Aveiro, recorda que o “hidrogénio verde tem vindo a mostrar-se como uma possível solução para resolver muitos dos desafios da transição energética” e foi com isto em mente que partiu para o desenvolvimento da tese premiada .

O antigo aluno desenvolveu um estudo sobre a produção de hidrogénio verde através de energia eólica considerando o caso específico do parque eólico offshore Windfloat Atlantic, em Viana do Castelo. “Economicamente, escolhendo a tecnologia de electrólise PEM, considerando os preços de eletricidade de 2019, a produção de hidrogénio mostrou-se por si só viável num cenário a longo prazo (2050). A curto prazo só com incentivos nas despesas de capital (CAPEX) e impostos”, partilha o jovem engenheiro.

Tiago Lucas confessa que este reconhecimento o deixou muito feliz e muito grato. “Apesar da tese ter sido feita por mim, com uma orientação incrível da professora Ana Ferreira e do professor Ricardo Pereira, em tempos de quarentena, sinto que é um trabalho onde espelho tudo o que a vida me deu ao longo destes anos académicos: em especial os professores e os amigos de curso, da TUIST [Tuna Universitária do Instituto superior Técnico], da Missão País, o período que estive em Erasmus, etc., que me proporcionaram as mais diversas experiências de descoberta de mim e do mundo que me rodeia”, afirma.

Inês Reis Gaspar, antiga aluna de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, decidiu estudar o impacto que a armazenagem de energia poderá ter nos mercados de eletricidade, por exemplo, na forma como os preços são definidos, ajudando a reduzi-los. O trabalho intitulado “Uso de sistemas de armazenamento de energia em mercados de eletricidade”, valeu-lhe a 2.ª menção honrosa da categoria. A antiga aluna integra, atualmente, a equipa ibérica da Aurora Energy Research, em Oxford.

A cerimónia de entrega do Prémio REN 2021 que decorreu no dia 6 de dezembro, contou com a presença de Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Rodrigo Costa, CEO da REN.

Foram ainda atribuídas quatro novas medalhas de mérito científico a jovens estudantes e investigadores de países africanos de língua portuguesa. Nesta iniciativa, a REN associou-se ao Centro Ciência LP e à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), premiando trabalhos nas áreas da energia e da transição energética de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola.