O professor do Instituto Superior Técnico e presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC), Arlindo Oliveira, recebeu a 27 de março o título de Doutor Honoris Causa pela Macau University of Science and Technology (MUST), na cerimónia de comemoração de 25 anos daquela instituição.
Para Arlindo Oliveira, esta homenagem é “um reconhecimento não só da colaboração que temos tido com essa universidade mas também do interesse da universidade em estreitar as relações com Portugal, em geral, e com o Instituto Superior Técnico, em particular”.
O investigador na área da Inteligência Artificial (IA) é o primeiro português a receber esta distinção pela universidade macaense, o que tem “um significado especial”, uma vez que Arlindo Oliveira tem “sempre defendido que Portugal deveria potenciar a relação com a China através da relação privilegiada que tem com a Região Autónoma Especial de Macau”, conclui.
Nota biográfica
Arlindo Oliveira nasceu em Angola e viveu em Moçambique, Portugal, Suíça, Estados Unidos (Califórnia e Massachusetts) e Japão. Tem uma licenciatura pelo Instituto Superior Técnico e um doutoramento pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É professor catedrático do Técnico, presidente do Instituto de Sistemas e Computadores (INESC), administrador não executivo da Caixa Geral de Depósitos, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID), membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e do Conselho Consultivo do Painel de Ciência e Tecnologia do Parlamento Europeu (STOA). Publicou quatro livros, traduzidos em diversas línguas, e centenas de artigos científicos e de divulgação. Foi administrador de diversas empresas e instituições e presidente do Técnico, da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial e do INESC-ID. Foi diretor do nó português da rede europeia de dados biológicos ELIXIR, professor visitante no MIT e da Universidade de Tóquio, e investigador do CERN, do INESC, dos Cadence Research Laboratories e do Electronics Research Lab em Berkeley. É membro da Academia da Engenharia e membro sénior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Recebeu diversos prémios e distinções, entre os quais o prémio Universidade Técnica de Lisboa / Santander por excelência na investigação, em 2009. No Instituto Superior Técnico, lecionou, entre outras, as disciplinas de Fundamentos da Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados, Análise e Síntese de Algoritmos, Aprendizagem Automática, Arquitectura de Computadores, Biologia Computacional e Algoritmos Avançados.
Recebeu, em março, o Prémio Carreira da Galp e Academia de Engenharia. Publicou recentemente o livro da Fundação Francisco Manuel dos Santos, intitulado “A Inteligência Artificial Generativa”.