Professor Arlindo Oliveira integra Conselho Consultivo do STOA

O docente do Técnico faz parte do conjunto de 28 personalidades de destaque que integram o International Advisory Board (INAB).

O professor Arlindo Oliveira, docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) do Técnico, presidente do INESC e investigador do INESC-ID, foi convidado para ser um dos membros do Conselho Consultivo Internacional (INAB, na sigla em inglês), do Painel do Parlamento Europeu para a análise de opções científicas e tecnológicas (STOA, na sigla em inglês).

Criado em 1985, o STOA tem como missão analisar as implicações económicas, sociais e ambientais das novas tecnologias.  Em julho de 2020, o painel constituído por 27 membros do Parlamento Europeu, decidiu constituir um conselho consultivo composto por personalidades de destaque que possam contribuir para uma reflexão a longo prazo sobre a direção futura do painel. A lista de personalidades a convidar foi acordada numa reunião do STOA em outubro de 2020.

Nomeado para o período 2020-2024, o INAB é presidido por Eva Kaili, em nome do Painel STOA, e  composto por pessoas com ligação à academia, organizações internacionais, sector privado e centros de investigação. O professor Arlindo Oliveira é o único português a integrar a prestigiante lista.

O docente do Técnico sublinha que o foco deste conselho consultivo “é na área das novas tecnologias e, em particular, da Inteligência Artificial, pelo potencial impacto que podem ter na sociedade e na economia”.  “Foi para mim uma honra ser convidado a integrar este conselho consultivo, que inclui ilustres políticos, escritores, economistas, gestores e cientistas, e que desempenhará um papel importante na definição das políticas europeias na área da ciência e tecnologia, em geral, e das tecnologias de informação, em particular”, refere o presidente do INESC.

O professor Arlindo Oliveira doutorou-se em Engenharia Eletrotécnica e Ciências da Computação pela Universidade da Califórnia em Berkeley em 1994, depois de se graduar em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Técnico. Integra o quadro de docentes do Técnico desde 1984 e é professor catedrático desde 2005. Ao longo da sua carreira tem desenvolvido atividade nas áreas dos Sistemas Digitais, Aprendizagem Automática, Algoritmia, Data Mining e Bioinformática.

É membro sénior do Institute of Electrical and Electronics Engineers(IEEE) da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (a que presidiu entre 2004 e 2005), da Ordem dos Engenheiros e da Academia de Engenharia.

Assumiu a presidência do Instituto Superior Técnico em janeiro de 2012, função que desempenhou até dezembro de 2019.

É autor de três livros (um deles em co-autoria): “The Digital Mind”, publicado pelo MIT Press e IST Press, “Computer Architecture”, publicado pela World Scientific e pela IST Press, e o ensaio “Inteligência Artificial”, publicado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos. É também autor mais de 100 artigos científicos em revistas e conferências da especialidade. Integra o top 2% mundial de investigadores mais citados ao longo da carreira, de acordo com um estudo recente da Universidade de Stanford.

Em 2020, o professor Arlindo Oliveira foi agraciado pela sua alma mater com o título de “Professor Distinto”.