Associação dos Estudantes do Técnico atribui prémio em honra de antigo Presidente da Escola

O Prémio Jorge Dias de Deus distingue anualmente uma dissertação de mestrado de estudantes do Técnico.

A Direção da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST) atribuiu pela primeira vez o Prémio Jorge Dias de Deus, criado em honra do antigo presidente do Técnico (no biénio 1991-1992), com o intuito de apoiar monetariamente projetos de excelência concretizados pela comunidade estudantil do Técnico. O galardão pretende destacar uma dissertação de mestrado de excelência, com a área científica a diferir de ano para ano, e tem o nome do professor que, para além da Escola, presidiu também o Departamento de Física (1987-1989 e 1995-1998) e a Direção da AEIST (1963-1964).

A primeira edição deste Prémio laureou José Miguel Mata, estudante do Mestrado em Engenharia Biológica, pela sua dissertação intitulada “Targeting the “undruggable”: A combinatorial platform for the discovery of peptidomimetic covalent inhibitors of protein-protein interactions”. Avaliado por um painel de júri composto por quatro elementos, três dos quais docentes das áreas de Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica, o estudante receberá um apoio de 500 euros, inteiramente financiado pela AEIST.

“Este prémio veio não só validar a minha vocação e paixão, mas também provar que um engenheiro do Técnico facilmente se adapta [a diferentes cenários], aprende novas técnicas e é capaz de contribuir de forma muito positiva para o avanço da ciência”, afirma o estudante premiado. Com o mestrado entretanto concluído e a realizar um doutoramento na mesma área, José Miguel Mata deixa uma palavra de encorajamento aos restantes colegas: “sinto que dei muito ao Técnico ao longo de cinco anos e que o Técnico me deu de volta, principalmente sonhos para os quais trabalho agora! Por isso diria que o meu percurso no Técnico foi muito mais do que aulas e recomendo a todos que assim o façam – não sejam apenas espectadores, contribuam para a comunidade onde se inserem!”.

A cerimónia de entrega decorreu a 26 de outubro no Complexo Interdisciplinar do campus Alameda e contou com a presença de membros dos Conselhos de Escola e Pedagógico, bem como de familiares de Jorge Dias de Deus e membros da AEIST.