Atribuição do Prémio Eng. Fernando Ivo Gonçalves

A receção aos novos alunos do DEEC foi assinalada com a entrega de dois prémios a estudantes do curso de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

Decorreu, esta quarta-feira, a entrega da primeira edição do Prémio Eng. Fernando Ivo Gonçalves, integrada na receção aos novos alunos do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (MEEC).

A professora Isabel Trancoso, presidente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), fez as honras de apresentação da distinção, atribuída a João David Mendes Tomé, aluno com “as melhores classificações nas unidades curriculares da área de especialização de energia do MEEC, em Fundamentos de Energia Eléctrica e em trabalhos sobre temas afins ao percurso profissional do Engenheiro Fernando Ivo Gonçalves”.

O doutor Nuno Eduardo da Silva Ivo Gonçalves, filho do engenheiro, fez a entrega do prémio, lembrando que este pode servir como uma lembrança de que esta área tem grande influência no país, e que o Técnico, ao longo de toda a sua história, sempre forneceu quadros técnicos muitos influentes.

Na mesma ocasião foi ainda atribuído o Prémio Melhor Estudante do MEEC, a João Francisco Sande Lemos, que terminou o curso com a nota final de 19 valores. “É muito bom ver o auditório cheio de novos alunos”, referiu o alumnus, agradecendo a distinção e o apoio da família e deixando uma palavra às caras novas que encheram por completo o Centro de Congressos do Técnico: “Aproveitem estes anos, porque este é sem dúvida um dos melhores tempos da vossa vida. Boa sorte”.

O percurso profissional do Engenheiro Fernando Ivo Gonçalves (1923-2012) foi orientado no sentido da especialização nos problemas da energia elétrica, designadamente quanto ao planeamento da produção hidráulica e térmica e exploração de redes de alta tensão.  Ingressou no Instituto Superior Técnico em 1941/42 e concluiu o curso de Engenharia Electrotécnica em 1946/47. Nessa época foram aprovadas a Lei de Eletrificação Nacional (Lei nº 2002, em 1944) e a Lei de Fomento e Reorganização Industrial (Lei nº 2005, em 1945) que refletiam a convicção que mais ou menos se generalizava de que Portugal tinha de trilhar os caminhos do desenvolvimento.

Mais informações sobre o engenheiro podem ser encontradas aqui.