Atribuídos os primeiros Diplomas de Excelência do Técnico

A iniciativa do Conselho Pedagógico pretende reconhecer o desempenho académico dos alunos do Técnico, atribuindo ao melhores estudantes de licenciatura e mestrado um diploma de excelência.

Decorreu, esta quarta-feira, a cerimónia de entrega dos Diplomas de Excelência Académica do Técnico, uma iniciativa do Conselho Pedagógico (CP), instituída este ano, que tem como objetivo “promover e reconhecer o desempenho académico dos alunos” do Técnico.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, abriu a sessão, lembrando que o Técnico tem “uma longa história de qualidade e exigência”, que “tem marcado a diferença face a outras instituições”. “Estes diplomas são, também, um tributo ao trabalho de toda a comunidade que, ao longo de um século, desenvolveu o Técnico”, afirmou.

“Em boa hora o Conselho Pedagógico tomou a iniciativa de distinguir os melhores alunos do Técnico, numa demonstração de um dos valores que rege a escola: a meritocracia. No Técnico, reconhecemos o mérito.” O professor não deixou, no entanto, de lembrar a importância do trabalho em equipa, mesmo para os melhores alunos individuais. “Não se esqueçam que o trabalho em grupo, o trabalho em rede, é fundamental para o vosso futuro. Não deixem que o espírito de competição o impeça.”

João Pires Ribeiro, vice-presidente aluno do CP, também deixou algumas palavras aos presentes. Aproveitando as palavras do fundador do Técnico, professor Alfredo Bensaúde, o aluno agradeceu às famílias e aos colegas presentes, que “cumpriram os princípios e os desígnios do Técnico”.

Para o presidente do Conselho Científico, professor Luís Oliveira e Silva, este momento de celebração “é um grande momento para o Técnico”. “Entrar no Técnico é difícil. Chegar ao fim é um trabalho árduo. Estar entre os melhores é um feito único”, afirmou. “Vocês são um exemplo: para os vossos colegas, para os novos alunos (…). Contamos com a vossa colaboração para continuar a engrandecer o nome do Técnico.”

Coube à professora Raquel Aires-Barros, presidente do CP, encerrar a sessão. Em curtas palavras, a docente garantiu que é “um privilégio para o Técnico” e para os docentes, “lidar com estudantes de tão grande qualidade”. “Espero que levem a marca Técnico pelo mundo.”