Campus e Comunidade

Axians premeia estudante de Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores do Técnico

João Cardoso, estudante do Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores , foi o vencedor do Prémio de Mérito Axians em Otimização e Algoritmos 2024/2025, cuja cerimónia de entrega decorreu na Sala de Reuniões do Pavilhão Central do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, a 16 de maio.
O prémio, atribuído com o apoio da Axians, empresa membro da Rede de Parceiros do Técnico, visa reconhecer os estudantes com melhor desempenho na Unidade Curricular (UC) de Otimização e Algoritmos.

O estudante recebeu um prémio no valor de 1750 euros. Destacou-se pelo desempenho académico de excelência e pela forma como apresentou a aplicação dos conceitos da UC. No seu discurso, defendeu que a sua performance “é uma consequência direta do bom ensino do professor” e sublinhou que “este prémio é também um reconhecimento da paixão que certos estudantes têm por determinados temas”.

Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, salientou a dimensão da relação entre a escola e a Axians, referindo que “é um parceiro que está presente em várias vertentes do Técnico”. Acrescentou, ainda, que “a missão do Técnico é permitir que os estudantes um dia criem valor nas empresas”.

Flor Silveira, responsável pela equipa de Human Development na Axians, parabenizou os estudantes e destacou o grande valor que o Técnico tem na sua formação. “O que o Técnico vos traz é mais do que uma licenciatura ou mestrado, dá-vos formação para enfrentar desafios e estarem preparados para a vida”, afirmou. Sobre a missão da empresa, salientou o impacto real da engenharia na sociedade e reforçou que “a Axians quer contribuir para a construção de um futuro melhor através do investimento na educação”.

A entrega do prémio foi antecedida por um pitch apresentado pelos cinco estudantes que tiveram  nota superior a 17 valores na UC, e que aceitaram o desafio de expor as suas ideias perante o júri, composto pelos docentes Pedro Gomes e João Xavier, em representação do Técnico, e por Daniela Moniz, em representação da empresa. Os finalistas foram Dinis Felgueiras, Eduardo Silvestre e Gabriel Batista, estudantes do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Henrique Braga, do Mestrado em Engenharia e Ciência de Dados, e João Cardoso, do Mestrado em Engenharia Informática e Computadores. Todos os estudantes viram o seu mérito reconhecido com a entrega de diplomas.

João Xavier, docente responsável pela UC, agradeceu à empresa parceira o reconhecimento do valor da unidade curricular. Partilhou, ainda, que percebeu o impacto da UC quando soube que Daniela Moniz, antiga aluna e membro do júri, ainda hoje aplicava os conceitos que aprendeu anos antes. Pedro Gomes, também docente da unidade curricular, destacou “o reconhecimento do valor e utilidade dos conceitos lecionados”.

Daniela Moniz, membro do júri e alumna de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, recordou os seus tempos de estudante e reforçou a utilidade da UC. Destacou, igualmente, a ligação cada vez mais sólida entre o Técnico e o tecido empresarial, afirmando que “a Rede de Parceiros está a revolucionar a Escola”.

A cerimónia ficou, ainda, marcada pela entrega de um donativo para a melhoria da qualidade do ensino da UC, no valor de 1165 euros ao Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Jorge Fernandes, vice-presidente do departamento, agradeceu à empresa e reforçou que “mais do que um prémio, é a colaboração entre o Técnico e a sociedade”.

Fotogaleria.