O Centro de Congressos no Pavilhão de Civil acolheu, no dia 14 de novembro, o 6.º ‘Encontro ObservIST’, um evento realizado no âmbito do Observatório de Boas Práticas do Instituto Superior Técnico (ObservIST). Com o objetivo de “divulgar iniciativas que contribuam de forma positiva e eficiente para o reforço das áreas estratégicas” do Técnico, o ObservIST, na sua oitava chamada, reconheceu 13 Boas Práticas. O encontro teve o propósito de apresentar estas iniciativas e premiar as estruturas do Técnico nelas envolvidas com um Certificado de Boa Prática.
A Boa Prática do Ano foi atribuída ao projeto “Técnico faz a diferença”, um modelo e plano operativo para a gestão de resíduos sólidos urbanos na Escola. Desenvolvido pela iniciativa “Técnico Sustentável”, o projeto tem o intuito de transitar o sistema de gestão de resíduos sólidos urbanos nos campi do Técnico para um procedimento inovador de separação e recolha seletiva.
“Todos os projetos que estão aqui e que são objeto de Boas Práticas têm uma coisa em comum: só são possíveis porque quem os promove fá-los além do seu tempo de trabalho. São ‘filhos’ de cada um dos promotores”, afirmou Rogério Colaço, presidente do Técnico, durante o discurso com que encerrou o evento. “Há muitas práticas excecionais em curso, nas diversas áreas e departamentos”, apontou o docente, motivo pelo qual “as pessoas, pela positiva, são estimuladas a atingir patamares mais elevados”. Trata-se de um “processo de alavancagem múltiplo que é muito característico na cultura do Técnico”, defendeu.
A par da Boa Prática do Ano, foram apresentadas durante o encontro as outras iniciativas destacadas como Boas Práticas.
Boas Práticas “Impacto Societal”
- Rede de Parceiros do Técnico – Criada para responder aos desafios de reforçar os laços com a indústria, o seu objetivo principal reside no estabelecimento e desenvolvimento de alianças estratégicas com as empresas melhor posicionadas;
- Pan European Seal Young Professionals Programme – Estando o Técnico integrado no European Patent Office e no European Union Intellectual Property Office, a iniciativa visa dar a oportunidade a estudantes e recém-graduados de trabalhar um ano nestas duas instituições;
- 110 Histórias, 110 Objetos– O podcast conta a história do Instituto Superior Técnico através das estórias dos seus bens com reconhecido valor cultural, científico, histórico e/ou pedagógico;
- 1.º Dia de Acolhimento dos novos Técnicos e Administrativos – Organizado em 2022, o projeto dedicou-se a acolher todos os novos trabalhadores técnicos e administrativos que iniciaram funções durante esse ano;
- Dia Aberto do Técnico – Primeiramente organizado em 2022, a iniciativa abriu portas de departamentos, unidades de investigação e serviços de ligação ao exterior, incorporando visitas, palestras e atividades experimentais;
- Formação Interna na Direção de Recursos Humanos – Implementada em 2021, a iniciativa tem como destinatários todos os trabalhadores da Direção de Recursos Humanos, capacitando-os com novas competências e expandindo conhecimentos específicos;
- Técnico PhD Hub (anteriormente denominado “Técnico PhD Student Club”) – Criado no ano letivo de 2020/2021 com o objetivo de maximizar o potencial dos alunos de doutoramento e dos doutorados, o projeto estabelece uma plataforma de comunicação alargada a todos os programas doutorais, departamentos e unidades de investigação.
Boas Práticas “Educação”
- ScientIST: Experiências no Domínio da Engenharia Biomédica Suportadas em Dispositivos Móveis, Serviços Cloud e Internet das Coisas – A iniciativa criou instrumentos de enriquecimento da experiência de ensino para os ciclos de estudo de Engenharia Biomédica com o recurso a dispositivos móveis, serviços iCloud e Internet das Coisas;
- Mobility Open Day – O evento dá a conhecer todos os programas de mobilidade internacional implementados pelo Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional, ouvindo também membros da comunidade Técnico que vivenciaram estas experiências;
- Programa de Desenvolvimento e Formação – Lançado em 2019, o projeto tem como objetivo promover, capacitar e apoiar o desenvolvimento de competências profissionais, interpessoais e transversais dos docentes e investigadores do Técnico;
- Caderno de Hexágonos – Fruto de uma colaboração entre Dulce Simão, professora do Técnico, e a Secção de Folhas da AEIST, o caderno apresenta um padrão hexagonal para facilitar o desenho de estruturas químicas durante o estudo de unidades curriculares de Engenharia Química e Engenharia Biológica;
- FOSTWOM: Um projeto Erasmus+ com projeção no público STEM feminino – O projeto Erasmus desenvolveu um curso MOOC (cursos gratuitos online) na área da aprendizagem automática com o intuito de atrair raparigas para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (‘STEM’, na sigla inglesa), promovendo a sua motivação ao longo desta formação.
Pela primeira vez, o alinhamento de um ‘Encontro ObservIST’ contou ainda com uma apresentação convidada, “O valor das boas práticas numa escola inovadora e sustentável”, feita por Miguel Amaral, professor do Técnico.