Campus e Comunidade

Bolsa de Estudo ActiveCap: “Não devemos ser limitados pela nossa situação financeira, mas pelos nossos desejos”

O programa de bolsas de estudo apoia mais um estudante do Técnico na sua segunda edição.

A 21 de novembro, o Instituto Superior Técnico, recebeu pela segunda vez a cerimónia de assinaturas dos contratos de bolsa com o apoio da ActiveCap. O evento teve lugar no Museu de Civil do Campus Alameda.

Pedro Oliveira, estudante do 2.º ano da licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, viu renovada a bolsa que obteve no ano letivo 2024/2025, a primeira apoiada pela ActiveCap. Aquando do agradecimento à empresa mecenas, Pedro Oliveira afirmou que “não devemos ser limitados pela nossa situação financeira, mas pelos nossos desejos”. Recém-chegada à Escola, Diana Afonso, estudante do 1.º ano de Matemática Aplicada e Computação e, natural de Macedo de Cavaleiros, recebeu a Bolsa pela primeira vez e falou sobre as dificuldades de estar longe de casa, referindo ter sempre “a família à espera”.

O Vice-Presidente para os Assuntos Académicos, Francisco Melo, afirmou que este “é sempre um momento muito particular, no meio das coisas todas que fazemos no dia-a-dia, tirar um bocadinho para vir a estas cerimónias é assim uma espécie de uma lufada de ar fresco logo no início do dia”. E continuou: “são momentos marcantes para os nossos estudantes porque têm aqui uma ajuda para conseguirem prosseguir os seus estudos sem estarem preocupados tanto com as questões financeiras”.

Em representação do Departamento de Matemática do Instituto Superior Técnico esteve Carlos Caleiro. O docente considerou que esta bolsa pode conferir aos estudantes uma “liberdade extra para que possam dedicar-se àquilo de que de facto gostam”. Lina Oliveira, coordenadora da Licenciatura de Matemática Aplicada e Computação, mencionou também a “liberdade de pensamento” e a importância de os estudantes do Técnico terem o “talento reconhecido e apoiado fora de portas”.

Inês Magriço, “Corporate Social Responsability Advisor” da ActiveCap, explicou que a empresa escolheu o Técnico “para multiplicar esforços” e que estas bolsas são “o pouco que podemos contribuir para o muito que podem dar”.

Marcaram também presença na cerimónia, Jorge Vieira, coordenador da licenciatura em Engenharia Física e Tecnológica do Técnico e Francisco Martins “partner” da ActiveCap.

A Bolsa de estudo ActiveCap é uma das mais de 20 apoiadas por mecenas para ajudar estudantes de licenciatura e mestrado dos vários cursos do Técnico.

 

Fotogaleria.