Bolsas de Estudo Martim Lancastre: “Acreditamos que apostar na educação das pessoas é a melhor forma de valorizar a vida”

A cerimónia de assinatura do contrato de bolsa decorreu esta terça-feira no Museu de Engenharia Civil.

José Contreras Lopes, aluno do 1.º ano da Licenciatura Engenharia Mecânica, é o primeiro aluno do Técnico apoiado pelo Programa de Bolsas de Estudo “Martim Lancastre”, uma iniciativa que perpetua os sonhos do jovem que lhe dá o nome. A cerimónia de assinatura do contrato de bolsa decorreu esta terça-feira, 1 de fevereiro, no Museu de Engenharia Civil, e contou com a presença da família Mecenas, do vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, do presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), professor Pedro Coelho, da coordenadora da Área e Transferência de Tecnologia (TT Tecnico), Carla Patrocínio, e da equipa do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA).

Com um sorriso no rosto, o bolseiro agradeceu este “incentivo” que lhe “permite estudar e não ter que me preocupar com a parte financeira o que é muito bom”.  Assumindo-se determinado, José Contreras Lopes manifestou a sua vontade de querer “honrar o nome da bolsa, pelo seu valor, não só monetário, mas sobretudo pela história que tem por trás”.

Em nome do Técnico, o professor Alexandre Francisco agradeceu o gesto à família de Martim Lancastre, realçando o quão importante é este apoio para os alunos que o recebem. “É sempre um prazer ver o mérito dos nossos alunos ser reconhecido através destes apoios”, disse.

As primeiras palavras de Diogo Chalbert, que esteve na génese deste bolsa, seriam dirigidas ao bolseiro. Além das felicitações, o mecenas destacou a unanimidade do júri na atribuição desta bolsa a José Contreras Lopes. “Ficámos muito impressionados com o teu percurso académico e com a tua formação enquanto indivíduo e homem”, referiu.

Depois de agradecer a todos os envolvidos que permitiram que a iniciativa se concretizasse, o mecenas evidenciou os valores por detrás desta bolsa: “ é uma forma de homenagearmos o Martim, mas também de premiarmos o mérito académico e olharmos para o futuro”. “Acreditamos que apostar na educação das pessoas é a melhor forma de valorizar a vida, ter uma perspetiva de futuro e melhorar o país”, destacou, exprimindo a vontade da sua família em continuar a acompanhar de perto a excelência académica do bolseiro.

Pedro Lancastre demonstrou o quão especial foi o momento, lembrando o destaque que a Escola ocupava nos sonhos do seu filho. “O Martim tinha o sonho de vir estudar para o Técnico, falávamos muito disso, e era bom aluno por isso certamente existia uma boa probabilidade de vir aqui parar”, contou. “Não estando aqui fisicamente, tenho a certeza que está connosco, que te vai acompanhar nesta aventura e que o teu percurso irá ainda correr melhor por teres o Martim a iluminar-te”, disse dirigindo-se ao bolseiro.

Martim Lancastre, que perdeu a vida num acidente de viação no ano de 2021, sonhava estudar no Técnico, num dos cursos a que este programa de bolsas é dirigido: Engenharia Mecânica e Engenharia e Gestão Industrial. A família do jovem resolveu transformar a dor em generosidade ajudando a concretizar o sonho de outros jovens que frequentam estes cursos. O programa de bolsa foi lançado no presente ano letivo (2021/2022) e irá apoiar a formação de estudantes com reconhecido mérito e com carências financeiras, através de bolsas anuais no valor de 3.700 euros.