Campus do Taguspark dá as boas-vindas aos novos estudantes

Desde segunda-feira, que várias dezenas de alunos puderam conhecer os vários espaços do campus, respeitando todas as normas de segurança.

Assim que entram pela porta do campus do Taguspark, os novos alunos são brindados com uma mensagem de boas-vindas, e há até quem faça questão de registar o momento para mais tarde recordar. O programa de receção aos novos alunos está desenhado para que o este sentimento de acolhimento se estenda ao longo das horas e anos que se seguem.  O tempo da visita apesar de ser mais reduzido é aproveitado para desvendar os múltiplos espaços,  perceber onde pedir ajuda, partilhar as dinâmicas dos cursos e até descobrir futuras ocupações para os tempos livres. Com todas as dúvidas esclarecidas, há tempo, e o devido distanciamento, na troca de contactos com os mentores e nas conversas sobre as expetativas de futuro. Até esta quarta-feira, mais de 150 novos estudantes  já tinham visitado o campus.

O curso de Engenharia de Telecomunicações e Informática foi a 1.ª opção de Henrique Vaz. O pai do novo aluno do Técnico é o grande causador deste seu fascínio, uma vez que trabalha na área e sempre lhe despertou a curiosidade pela mesma. “Além disso, é uma área que está a desenvolver-se muito, ainda mais nos dias que correm em que a maior parte das coisas acontece em formato online”, faz questão de afirmar ainda. O prestígio do Técnico tornou a decisão muito simples quando teve que decidir onde faria o curso, e agora que é novo aluno está sedento por começar esta aprendizagem e mergulhar “neste mundo novo”, como lhe chama.

“A área de sistemas e a robótica sempre me fascinaram muito”, atira Francisca Rodrigues, e por isso mesmo acredita que está no curso certo. No seu caso foi mesmo a vontade de estudar Engenharia Eletrónica que a fez escolher o Técnico, e está muito satisfeita por a conjugação ter sido tão perfeita. Acabou por seguir as pisadas do pai que também por aqui estudou e que muito lhe falou sobre os tempos de estudante. Com o nervosismo próprio do primeiro dia, Francisca Rodrigues afirma que “espera gostar e adaptar-se bem”, e acredita que “o facto de ter entrado num campus mais pequeno e acolhedor fará toda a diferença”.

Pedro Barão tinha dois amores: a Engenharia Mecânica e a Engenharia de Telecomunicações e Informática. A média de entrada dos cursos acabou por fazer a escolha por ele, e acabou por ser colocado no curso do Taguspark. “Gostava igualmente dos dois cursos e sinto-me mesmo confortável com este resultado”. Sobre a escolha do Técnico a resposta é ainda mais simples: “pelo prestígio nacional e internacional”. “Acho que o Técnico é sempre uma opção para quem quer seguir Engenharia”. Imagina que o espere um percurso difícil, principalmente porque a pandemia veio alterar tudo, nomeadamente o ensino. Mas ainda assim, e como bom futuro engenheiro que é, Pedro Barão vê no problema uma oportunidade: “penso que esta pode ser uma forma também de o ensino se renovar.  Podemos apostar forte em coisas que já vinham a ser pensadas e que agora fazem ainda mais sentido como o ensino à distância”, afirma.

Até quarta-feira, 241 alunos dos 256 alunos colocados nocampus do Taguspark já tinham efetuado a matrícula.  As visitas ao campus terminaram esta quinta-feira, mas o programa de acolhimento continua na tarde desta sexta-feira,  com uma sessão institucional de boas-vindas, via Zoom, seguida da apresentação dos vários cursos.