Técnico dá as boas-vindas aos estudantes internacionais

Este semestre, cerca de 460 alunos escolheram o Técnico para fazer mobilidade ao abrigo dos vários programas. Os estudantes provêm de universidades situadas nos quatro cantos do mundo, nomeadamente: Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, México, Polónia, Roménia, Suécia, etc. Na passada sexta-feira, 18 de setembro, os estudantes internacionais colocados nos cursos do campus da Alameda tiveram oportunidade de desfrutar de um leque de atividades preparadas para os receber da melhor forma, contactando com o ambiente único da Escola e percebendo quem os poderá auxiliar ao longo desta aventura.

Coube à professora Fátima Montemor, vice-presidente do Técnico para a Investigação e os Assuntos Internacionais, abrir a “Welcome Ceremony”, que este ano passou para o formato digital dada a situação pandémica.  “Desejo que tenham uma experiência muito bem-sucedida em Portugal, e na nossa escola”, começava por dizer a vice-presidente. Enumerando os diversos domínios de investigação em que o Técnico se destaca, a oferta formativa que disponibiliza, a professora Fátima Montemor ia dando a conhecer um pouco da Escola aos novos alunos. “O Técnico é caracterizado por um ambiente empreendedor que é muito estimulante em termos académicos”, denotava a docente.

Ao longo da jornada que agora se inicia, e como bem lembrava a professora Fátima Montemor, “haverá também algumas adversidades”, mas “tenho a certeza que esta será uma batalha fantástica, na qual vão aprender muito, descobrir coisas muito interessantes, e que vos permitirá atingir os objetivos a que se propuseram”, sublinhava a vice-presidente do Técnico.

Durante a “Welcome Ceremony” houve ainda tempo e espaço para as apresentações do Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional (NMCI), e do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE). Posteriormente os alunos foram convidados a reunir, também através de sessões via Zoom, com os responsáveis científicos dos vários cursos que lhes darão apoio no decorrer dos próximos meses.

O momento mais esperado ficaria reservado para a parte da tarde, altura em que os alunos puderam  sentir o ambiente do Técnico,  visitando o campus juntamente com os colegas de aventura e o mentor. Além das instalações, os estudantes tiveram oportunidade de conhecer alguns dos núcleos de estudantes da Escola. Estas atividades assim como outras que se estendem até esta segunda-feira, fazem parte da Orientation Week, uma iniciativa do NAPE para acolher e integrar os novos estudantes internacionais.

Apesar do tempo pouco agradável que se fazia sentir, a animação e o entusiasmo por conhecer melhor o novo palco de ensino fazia-se sentir em todos os grupos de alunos. Anthony Alves era um dos rostos desse contentamento.  Escolheu o Técnico para fazer um dos semestres do seu último ano do curso de Arquitetura. Esta escolha está diretamente relacionada com as suas origens portuguesas como, aliás ,o apelido deixa adivinhar. “Queria muito fazer mobilidade em Portugal, e acabei por descobrir o Técnico e estou muito entusiasmado. Espero poder aprender muito aqui”, confessa.

Por mais que mudemos de interlocutor, a euforia continua lá e são muitas as expetativas em torno da Escola e do desafio que agora começa.  Anton Kwanten veio da Bélgica para frequentar o 5.º ano de Engenharia Mecânica. É a sua primeira vez em Lisboa, e isso ajuda a ampliar a sua curiosidade e vontade de desfrutar de todas as experiências e aprendizagens que tem à sua espera. Para já não podia estar mais feliz com a sua escolha: “O tempo é muito agradável, as pessoas são muito simpáticas e hospitaleiras, a cidade é muito bonita, e a escola tem um ambiente fantástico”, afirma.

Os alunos de mobilidade que irão frequentar os cursos do campus do Taguspark têm a sessão de boas-vindas agendada para esta segunda-feira, 21 de setembro, e terão depois oportunidade de descobrir os espaços  e o ambiente acolhedor de que poderão desfrutar de agora em diante.