Entusiasmo domina receção aos novos alunos do campus do Taguspark

Além do processo de inscrições, a semana de acolhimento contempla um conjunto de atividades divertidas que envolve e anima os 240 novos alunos.

Quando se entra no pátio do campus do Taguspark está aparentemente tudo um pouco calmo tendo em conta que decorre a Semana de Acolhimento aos novos alunos, porém bastam poucos passos para perceber que a calmaria é apenas momentânea e um sinal de que os recentes estudantes estão envolvidos e focados na absorção de toda a informação e animação que lhe está a ser disponibilizada. Além da oficialização das matrículas, do contacto com os Núcleos de Alunos e os coordenadores dos cursos e das excursões pelos espaços, a semana de acolhimento deste campus reserva várias atividades lúdicas que mais não são do que uma forma de os novos alunos se sentirem “em casa” o quanto antes.

A tarde desta quarta-feira, 12 de setembro, foi a prova de tudo isto. Tudo começou com a atuação da Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (TMIST) antes do almoço e ao qual se seguiu a sessão oficial de boas-vindas. Os primeiros a felicitar os novos alunos foram os membros da Comissão de Gestão do campus Taguspark a que se juntaram Nuno Guerreiro, vice-presidente aluno do Conselho Pedagógico (CP), e Sofia Martins, vice-presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). “Antes de tudo quero felicitá-los por terem conseguido entrar nesta Escola. Acredito que seja para todos vocês o atingir de uma meta pessoal e futuramente profissional”, começava por dizer o vice-presidente para a Gestão do campus do Taguspark, o professor Luís Correia. De forma muito descontraída o docente partilhou depois alguns conselhos e informações com os alunos para que estes tenham êxito ao longo do curso. As felicitações voltaram a dominar as restantes intervenções, tendo sido destacado por todos a responsabilidade de frequentar uma “Escola de Líderes”, como a definiu Nuno Guerreiro. Os alunos foram depois brindados com breves apresentações de alguns serviços do Técnico importantes no seu percurso e dos Núcleos de Alunos de que daqui em diante poderão fazer parte.

António Raimundo é um dos novos alunos e tem o orgulho desse feito bem expresso no rosto. A Licenciatura em Engenharia Eletrónica (LEE) foi a sua quarta opção de um lote em que todas eram do Técnico. Antes de ingressar no Técnico esteve dois anos a frequentar o curso de Engenharia Mecânica em outra instituição, “mas não senti que fosse aquilo que quero para mim”, confessa. O seu sonho passa pela Engenharia Aeroespacial, mas tendo em conta que tudo o que tem visto o tem agradado está a ponderar concluir os três anos de LEE e depois sim espacializar-se na área que tanto gosta. Para já está “feliz e realizado por finalmente estar no Técnico, uma Escola com outro nível de rotação, diferente pela sua exigência, reconhecida e valorizada por qualquer empresa nacional e internacional”, assinala envaidecido António Raimundo.

“Acho ótimo que nos tentem transmitir toda a informação que podemos precisar. Mostra que se preocupam connosco e com o nosso sucesso”, começa por afirmar Mariana Costa, uma das novas alunas de Engenharia e Gestão industrial, numa avaliação destes primeiros dias no Técnico. Não tem dúvidas de que o Técnico é “uma escola de excelência onde é sempre bom estudar” e espera que o curso vá ao encontro das suas expectativas. Relativamente ao campus do Taguspark que denomina de “acolhedor”, uma caraterística que acredita que será apenas mais um estímulo nesta nova aventura.

Mariana Costa e António Raimundo são apenas dois dos 240 novos alunos que foram colocados no campus do Taguspark. O programa de acolhimento prossegue nos restantes dias da semana, e na próxima sexta-feira os alunos são convidados a juntar-se aos novos alunos do campus da Alameda para celebrar conjuntamente o ingresso no Técnico.