Captação de carbono, novas terapias e nanomateriais – a química nas MasterTalks do Técnico

O Departamento de Engenharia Química foi representado por Moisés Pinto na sexta edição das MasterTalks.

Uma vez mais, o Centro de Congressos do Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico serviu de palco a uma MasterTalk, o conjunto de eventos dedicados a divulgar a oferta de mestrados da Escola. A 15 de fevereiro, coube a Moisés Pinto, professor do Técnico, apresentar os cinco mestrados do Departamento de Engenharia Química, dando a conhecer alguns dos projetos de investigação de estudantes e das unidades de investigação associadas à Escola.

A palestra fez jus à versatilidade da área da química – falou-se de aplicações em medicina, nanoquímica, sustentabilidade, química verde, mitigação de alterações climáticas, materiais, energia limpa, economia ambiental e modelação de moléculas, entre outros tópicos que podem ser explorados nos mestrados do Técnico. Moisés Pinto referiu ainda alguns dos projetos em que trabalhou, com especial destaque para processos de captação de dióxido de carbono, o desenvolvimento de transportadores nanoporosos de óxido nítrico para fins medicinais e ainda a prevenção da degradação química de património histórico.

“Achei a apresentação bastante elucidativa”, conta Lara Penso, aluna do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Química (LEQ). “É sempre engraçado saber o percurso das pessoas que trabalham cá”. Na sua opinião, “a LEQ é um curso muito abrangente”, por isso veio a esta MasterTalk para esclarecer o que quereria fazer a seguir, na fase de mestrado, tendo sabido do evento através do Instagram do Técnico.

Igualmente da LEQ, Diana estava interessada em ouvir mais sobre investigação em nanomateriais. Faz pesquisa sobre o mestrado que quer seguir desde que entrou para o Técnico e, quando a palestra acabou, dirigiu-se imediatamente para a banca do Mestrado em Molecular Science and Engineering, a fim de saber mais sobre este curso.

Para Moisés Pinto, em conversa após a sua apresentação, as MasterTalks do Técnico são “uma boa iniciativa”. Por um lado, “permitem que os estudantes tenham alguma perspetiva sobre a investigação que é feita no Técnico e dentro dos seus centros de investigação”. Por outro, “dão-lhes a oportunidade de conhecer a oferta formativa e as relações entre ela e as diferentes vias que no futuro poderão querer seguir”. Por esse motivo, o docente considera “muito importante fazer-se esta divulgação”.

Os mestrados que o Departamento de Engenharia Química disponibiliza são o Mestrado em Engenharia Química, o Mestrado em Molecular Science and Engineering, o Mestrado em Engenharia do Ambiente, o Mestrado em Engenharia de Materiais e o Mestrado em Engenharia Farmacêutica.

A MasterTalk seguinte, afeta ao Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares, será conduzida por Pedro Vaz a 14 de março.

Fotogaleria.