Chegaram as ‘MasterTalks’, uma oportunidade para descobrir os mestrados do Técnico

Dedicada ao Departamento de Engenharia Mecânica, a primeira sessão foi conduzida pelo professor Paulo Ferrão.

O anúncio já tinha sido feito – a partir de setembro, o Centro de Congressos no Pavilhão de Civil do Técnico iria acomodar uma MasterTalk uma vez por mês, com o intuito de apresentar a investigação e iniciativas desenvolvidas pelos diferentes Departamentos a nível de mestrados. A 28 de setembro, assim foi – o calendário de 11 sessões foi inaugurado por Paulo Ferrão, professor do Departamento de Engenharia Mecânica, numa palestra dedicada ao papel desta área no futuro e na sustentabilidade.

Uma fração considerável dos estudantes que aguardam à porta do Centro de Congressos frequenta o último ano da sua licenciatura. Bernardo Chagas, por exemplo, diz que veio “na expectativa de conhecer melhor os mestrados do Técnico”, uma vez que está no terceiro ano de Engenharia Mecânica e, portanto, “num momento de escolha”. De facto, tal como ele, muitos outros estudantes partilham a vontade de descobrir o que o futuro num mestrado do Técnico lhes reserva, como é o caso de Caetana Costa, também no seu terceiro ano de licenciatura. “Tenho pensado muito no que quero fazer no mestrado”, conta a aluna. “Achei que iria chegar ao terceiro ano a saber perfeitamente o que quereria fazer a seguir mas, afinal, é difícil perceber o que pode ser útil. Agora que há esta oportunidade [de saber mais com as MasterTalks], quis aproveitar”, refere.

Por outro lado, também há quem esteja a fazer pesquisa ‘mais a longo prazo’. Carolina Antunes ainda está a iniciar o segundo ano da Licenciatura em Engenharia Física Tecnológica, mas diz querer perceber que disciplinas opcionais deste curso poderão estar mais relacionadas com o mestrado que virá a escolher. É por isso que decidiu frequentar esta sessão, onde se discutiu como recorrer à Engenharia Mecânica para alcançar um futuro mais sustentável.

Nas palavras de Paulo Ferrão, enquanto conduzia a MasterTalk, “não é possível reduzir a poluição sem compreender como os materiais entram e circulam na nossa sociedade”. Minutos depois, terminada a sessão e à saída do auditório, o professor afirma que esta “foi uma experiência muito rica”, não apenas pela talk em si mas, principalmente, pelas conversas que teve com os estudantes depois da apresentação. Para o docente, é notório que estes “estão interessados em perceber como podem juntar-se a projetos e quais são os desafios em que podem estar envolvidos”. Acrescenta ainda que “desse ponto de vista, [a MasterTalk] é uma iniciativa ótima, porque permite-nos chamar a atenção para que os estudantes se envolvam desde o primeiro ano na investigação que estamos a fazer – e é isso que dá força ao Técnico”.

Após a palestra, os estudantes puderam conversar com vários professores envolvidos nos seis mestrados do Departamento de Engenharia Mecânica do Técnico (Engenharia Mecânica, Engenharia Naval e Oceânica, Engenharia Aeroespacial, Engenharia de Materiais, Engenharia do Ambiente e Engenharia e Gestão da Energia). Carolina está feliz por ter tido essa oportunidade, uma vez que a MasterTalk “mudou completamente a noção que tinha do Departamento [de Engenharia Mecânica]” e deixou-a “com vontade de pesquisar mais” sobre os assuntos abordados. Caetana também gostou da palestra – à saída do Centro de Congressos, conta que “só o facto de podermos falar com os professores responsáveis pelos mestrados dá-nos uma ideia muito objetiva daquilo que nos espera”. “Ainda bem que vim”, congratula-se.

A próxima MasterTalk, conduzida por Mário Figueiredo, está agendada para 19 de outubro e incide sobre o Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.