Cerimónia assinala início e progressão na carreira de 36 novos docentes e investigadores

Ainda que o ano letivo esteja prestes a terminar, qualquer altura é ideal para reforçar e consolidar os quadros do Técnico, e por isso mesmo esta quarta-feira, 14 de julho, decorreu mais uma cerimónia de tomada de posse e assinatura de contratos dos docentes e investigadores que iniciam o seu percurso ou progredirem para novas categorias de carreira.

O evento realizou-se no centro de congressos, cumprindo todas as normas de segurança, e contou com a participação do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, do presidente do Conselho Científico (CC), professor Rodrigo Rodrigues, da presidente do Conselho Pedagógico (CP), professora Teresa Peña, assim como dos presidentes de departamento, ou respetivos representantes, a que pertencem os docentes empossados.

A professora Teresa Peña seria a primeira a intervir, dirigindo, em nome pessoal e do CP, as maiores felicitações aos docentes e investigadores.  “Faço votos que tenham uma vida muito feliz aqui, e que cumpram da melhor maneira as vossas funções como professores, investigadores e como agentes da promoção social e do desenvolvimento tecnológico”, disse.

Também de forma muito breve o professor Rodrigo Rodrigues, salientou a satisfação de testemunhar o momento.“Confiamos que terão muito sucesso na vossa vida e carreira científica”, salientou o presidente do CC. “Tanto o Conselho Científico do Técnico, como também o corpo docente mais sénior, está aqui para vos ajudar. Estamos ao vosso dispor, estamos aqui para contribuir como pudermos para o vosso sucesso e impacto”, salientou.

O professor Rogério Colaço começaria a sua intervenção lembrando as dificuldades enfrentadas nos últimos três semestres pela comunidade da Escola, partilhando, no entanto, uma mensagem de esperança relativamente ao futuro. “Estou convicto que o próximo ano será o regresso gradual à situação que tínhamos antes do dia 11 de março de 2020″, declarou.

O presidente do Técnico evidenciou que com o ano letivo 2021/2022 chegará o “grande desafio e a responsabilidade” da entrada em vigor do novo modelo de ensino do Técnico, com a dificuldade adicional de ter de o implementar “em circunstâncias não totalmente normais de funcionamento”. O docente lembrou ainda, que a adoção do novo Modelo de Ensino e Práticas Pedagógicas (MEPP) foi algo “discutido profundamente na Escola” e feito “com o peso da responsabilidade que o Técnico sempre teve de dar aos seus alunos a melhor formação possível, fazendo com que sejam os melhores profissionais nas suas áreas”. Perante este desafio que se impõe e que “tem que correr bem”, o professor Rogério Colaço realçou a sua convicção de “que todos vocês estarão à altura disto, porque são de facto os melhores professores que o país tem”.

Agradecendo em nome do Técnico o contributo dado pelos docentes e investigadores, o presidente desejava um futuro repleto de sucessos a cada um dos presentes.

Do Departamento de Engenharia Química (DEQ) tomaram posse como professoras auxiliares: Maria Isabel Correia e Ana Cristina Fernandes. Já como professores associados do mesmo departamento assinaram contrato Moisés Pinto, Luís dos Santos e João Carlos Fernandes.

Do Departamento de Engenharia e Ciências Nucleares (DECN) tomaram posse como investigadores auxiliares: Rodrigo Mateus e Ana Catarina Silva. Já Maria de Lurdes Gano ascende a investigadora principal do mesmo departamento.

Vasco Bonifácio é o novo professor auxiliar do Departamento de Bioengenharia (DBE).

Do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil) assume funções como novo professor associado José Dinis Silvestre.

Tânia Ramos foi empossada como professora associada do Departamento de Engenharia e Gestão (DEG).

Do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), Manuel Marques assinou contrato como investigador auxiliar e Alberto Vale como professor auxiliar.  Já Rita Cunha, Bruno Martins, e António Rodrigues tomaram posse como professores associados.

Os docentes Rodrigo Bruno, Flávio Martins, e Emanuel Gonçalves são os novos professores auxiliares do Departamento de Engenharia Informática (DEI). Do mesmo departamento progridem para a categoria de professor associado os docentes: Nuno Santos e Pedro Simões dos Santos (DEI/Departamento de Matemática – DM).

No Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) Marcos Mateus é o novo professor auxiliar. Pedro Areias e Carlos Santos Silva assumem funções como professores associados.

Os novos investigadores auxiliares do Departamento de Física (DF) são:  Vladislav Plyusnin, Nuno da Cruz, Jorge Belo e António Figueiredo. Do mesmo departamento, o professor David Mathew Hilditch assume funções como professor auxiliar.

Como novos professores catedráticos do Técnico tomaram posse os docentes: Arsénio Fialho (DBE), Francisco dos Santos (DEI), Henrique de Matos (DEQ), Inês Lynce (DEI), José António Natário (DM), Manuel Gonzalez Scotto (DM) e Miguel Pupo Correia (DEI).