CESUR celebra 40.º aniversário com seminário sobre “Innovation and Research in a Changing Society”

O CESUR - Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico, agora integrado no CERIS - Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, celebrou, na última sexta-feira, o 40.º aniversário, com uma sessão solene e um seminário internacional sobre "Research in a Changing Society".

O CESUR – Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico, agora integrado no CERIS – Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade, celebrou, na última sexta-feira, o 40.º aniversário, com uma sessão solene e um seminário internacional sobre “Research in a Changing Society”.

Na abertura da cerimónia, o professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, lembrou que o CESUR “é um dos mais importantes centros de investigação na área dos sistemas urbanos” e que, como o Técnico, “tem uma longa história”. “O papel que o Técnico tem tido no desenvolvimento da sociedade foi feito, em grande parte, através do CESUR.”

“Esta é uma área muito importante para o Técnico, acreditamos que as cidades são fundamentais para o desenvolvimento das sociedades. O CESUR desempenhou, ao longo dos anos, um papel muito importante, e certamente continuará a fazê-lo.”

O presidente do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos (DECivil), professor Fernando Nunes da Silva, também marcou presença no evento, lembrando que o CESUR teve, na sua génese, a preocupação de juntar várias áreas no mesmo centro de investigação. “Uma boa forma de celebrar os quarenta anos é a abertura do CESUR ao mundo, como neste seminário.”

A professora Isabel Ribeiro, da direção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) também deixou algumas palavras aos presentes: “Quarenta anos são, sem dúvida, um marco que vale a pena celebrar”. “Em 40 anos muito mudou, mas o CESUR e a sua visão mantiveram-se iguais.”

A sessão continuou com intervenções da professora Rosário Macário, coordenadora do CESUR e do professor Luís Valadares Tavares, fundador do centro de investigação. Durante a tarde, o seminário sobre “Innovation and Research in a Changing Society” contou com participações de professores de toda a Europa.