Cinco estudantes do Técnico apoiadas pelo programa de bolsas “Hovione Solidária na Educação”

Ao lote de três bolseiras apoiadas pela empresa farmacêutica, e que renovaram esta quinta-feira as suas bolsas, juntam-se agora mais duas alunas.

Teve lugar esta quinta-feira, 10 de março, a cerimónia de assinatura dos contratos de bolsas concedidas pela Hovione. Este ano letivo são 5 as estudantes do Técnico que terão oportunidade de usufruir deste apoio da empresa farmacêutica: Gilda Carvalho, estudante de Engenharia Química, Inês Martins, aluna de Engenharia Biomédica e Ana Tavares, aluna de Engenharia Química, renovam as bolsas já atribuídas em anteriores anos letivos; Alice Matias, aluna de Engenharia Biológica, e Jenyfleck Pinto, estudante de Engenharia do Ambiente, são as novas bolseiras apoiadas com este programa de Bolsas.

Os representantes da empresa mecenas não puderam estar presentes na cerimónia, no entanto, a celebração da generosidade que tolda esta iniciativa foi feita de igual forma. Depois de rubricados os contratos de bolsa, e das felicitações por parte do vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, as bolseiras fizeram questão de manifestar a sua gratidão e tentar traduzir em palavras “a diferença” que este apoio tem nos seus percursos académicos.

Depois de um semestre “bastante difícil”, a atribuição desta bolsa foi para Gilda Carvalho um golpe de motivação. “Foi de certa forma um impulso para eu voltar aquilo que era a minha normalidade, voltar a dar o meu melhor”, partilhou a aluna, expressando a sua gratidão para com os mecenas.

“Quero ainda frisar que são apoios como este que fazem toda a diferença na vida de estudantes como eu e os meus colegas bolseiros ao permitir que continuemos a estudar na área que gostamos, lutando pelos nossos sonhos e objetivos, até que um dia nos tornaremos profissionais de excelência nas áreas em que nos estamos a formar e possamos servir grandes empresas como é o caso da Hovione”, disse Inês Martins, assumindo o orgulho por ser bolseira da empresa.

Jenyfleck Pinto e Alice Matias ainda não conseguem precisar a dimensão do impacto deste apoio na sua vida, mas conseguem imaginar e foi isso mesmo que frisaram nas suas intervenções.  “Vai ser uma grande ajuda economicamente, vai tranquilizar bastante a minha família e apoiar a minha estadia em Lisboa. Acredito que me vai tranquilizar imenso e permitir focar nos estudos”, afirmou Alice Matias. “Agradeço muito à Hovione por proporcionar-me esta bolsa que vai ser muito importante para a minha família economicamente.  Vivo só com a minha mãe e o meu irmão e este apoio vai facilitar muito a nossa vida”, declarou Jenyfleck Pinto.

A cerimónia contou ainda com alguns coordenadores dos cursos das bolseiras que replicaram os agradecimentos à empresa mecenas e os elogios à iniciativa. A professora Cláudia Lobato, (coordenação do curso de Engenharia Biomédica) salientou que “ter uma empresa de referência como a Hovione a colaborar com uma escola de referência como a nossa é de facto um privilégio”.  “Acho excelente poderem contar com este apoio financeiro, mas acho que isto para o vosso currículo é ótimo, pode catapultar-vos para voos mais altos, dá-vos um voto de confiança”, adicionou, dirigindo-se às bolseiras.

Também o professor Henrique Matos (coordenação do curso de Engenharia Química), frisou a relação estreita da empresa farmacêutica com o curso, através destas bolsas, mas também na parte final da graduação dos estudantes com a sugestão de temas de mestrado, e ainda através do “fortíssimo recrutamento de mestres e doutorados”. “Criarem laços com a Hovione é algo muito importante para a vossa carreira”, vincou o docente.

Nesta que é a primeira vez que um/uma estudante do curso de Engenharia do Ambiente é contemplado com estas bolsas, a professora Ana Galvão (coordenadora da licenciatura em Engenharia do Ambiente) deixou também “um grande agradecimento à Hovione por esta oportunidade que dá aos nossos alunos, e ao Técnico por este trabalho de fortalecimento dos laços com as empresas”. “Acho que estas iniciativas são realmente um exemplo que seria bom que outras empresas seguissem”, colmatou a docente.

O encontro das bolseiras com os mecenas não foi para já possível, mas ficou agendado para breve uma visita das alunas às instalações da Hovione para que os agradecimentos possam ser repetidos e as mais-valias desta ligação possam tornar-se ainda mais evidentes.