Corria o ano de 1973 quando uma das salas do Instituto Superior Técnico acolheu uma atuação de cantores políticos que juntou o músico José ‘Zeca’ Afonso, o escritor José Jorge Letria e o cantor galego Benedito. O histórico da mobilização estudantil que caracteriza o Técnico era ali bem visível, com centenas de estudantes na audiência.
Volvidos 50 anos desde o 25 de abril de 1974 – e em sintonia com os valores partilhados por todos os envolvidos naquele concerto – a comunidade do Técnico organiza um conjunto de atividades em celebração do 50.º aniversário da Revolução dos Cravos.
Hora: Das 19h às 0h
Local: Espaço BBQ do campus Alameda
Artistas:
- Lwom e Faustas;
- Luísa Serrão (Voz), Pedro Roberto (guitarra portuguesa) e Daniel Ramalho (viola).
Evento organizado pela Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST). O evento é aberto a toda a comunidade do Técnico assim como externos.
Dia 23 – Mesa Redonda “O Ativismo Estudantil – Papel da AEIST”
Hora: 17h
Local: Sala Reuniões (Pavilhão Central do campus Alameda)
Com:
- Luísa Tiago de Oliveira, autora do livro “O Ativismo Estudantil no IST (1945-80)”;
- Carlos Costa, presidente da DAEIST de 1972 – 1974.
A moderação da mesa redonda “O Ativismo Estudantil no IST” é feita por Mariana Barbosa, presidente da Federação Académica de Lisboa (FAL). O evento é de entrada livre.
Dia 24 – Noite de Cinema “Capitães de Abril”
Hora: 20h45
Local: Anfiteatro AM (Pavilhão de Mecânica II do campus Alameda)
Esta sessão de cinema é organizada pela AEIST e pelo Diferencial, no âmbito do Mês Cultural. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade do Técnico e externos.
Dia 24 – Concerto “Os Cravos Saíram à Rua num Dia Assim”
Hora: 18h30
Local: Técnico Innovation Center
Com:
- Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico (GCTIST)
- Tuna Universitária do Instituto Superior Técnico (TUIST)
- Tuna Mista do Instituto Superior Técnico (TMIST)
- Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico (TFIST)
- Ad Lucem, Grupo de Fado da Academia de Lisboa
“Os Cravos Saíram à Rua num Dia Assim” é um evento comemorativo dos 50 anos do 25 de abril de cariz musical. A organização está a cargo do Grupo de Cantares Tradicionais do Instituto Superior Técnico (GCTIST).
Até dia 30 – Exposição “Estudantes de Abril”
Local: Pavilhão de Civil do Técnico
A exposição é da autoria do Diferencial, o Jornal dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, e é apresentada “com o intuito de não só honrar aquele que é o mais importante acontecimento da História recente de Portugal, como também celebrar a luta dos estudantes contra o Estado Novo”.