Conselho Pedagógico apresenta relatório com o balanço do 2.º semestre de 2019/2020

O documento fornece dados e testemunhos importantes acerca do funcionamento do semestre passado, nomeadamente acerca do modelo de ensino à distância que a escola adotou de forma célere e com ótimos resultados.

A 9 de março do ano passado, a comunidade do Técnico recebia um e-mail com o comunicado do presidente que dava conta que a atividade letiva presencial estava suspensa por tempo indeterminado considerando a evolução da situação pandémica em território nacional. Com o 2.º semestre a decorrer era preciso reagir rapidamente, para não prejudicar os alunos e o seu processo de aprendizagem. Em apenas uma semana, o Técnico mudou as aulas presenciais, em todas as suas tipologias, para aulas remotas. As metodologias de ensino e avaliação foram recriadas e adaptadas ao modelo remoto.

Esta capacidade de adaptação e os resultados alcançados estão plasmados no relatório preparado pelo Conselho Pedagógico e agora divulgado à comunidade. Ao longo das páginas do documento é possível não só conhecer os resultados do inquérito lançado a estudantes e docentes ativos para motorização desta nova realidade de ensino à distância, como também as estratégias adotadas e os projetos que surgiram e que permitiram prosseguir não só o ensino como a avaliação à distância, assim como as aprendizagens retiradas.

O relatório conta com contribuições dos coordenadores de curso, de docentes e de alunos, e permite, além de fazer um balanço do semestre 2019-2020, analisar o impacto da COVID19 no desempenho académico e na qualidade das unidades curriculares, permitindo a toda a comunidade refletir sobre o nosso modelo de ensino pós-pandemia.